O ABOMINÁVEL MUNDO NOVO

“A ditadura perfeita terá as aparências da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga.

Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão.” Aldous Huxley

Falta-nos sentir a vida como um poema, procurando declamar-se como um rio caudaloso procurando o mar (o caminho da canoa), ou um pássaro voando pelo prazer de voar (o caminho do planador), pela integração e entendimento dos elementos (xamanismo)... Relendo o "Admirável Mundo Novo" pareceu-me que os intelectóides de plantão no atual governo, estão querendo usar Aldous Huxley ao pé-da-letra. Muita coisa parecida, como a dependência ao Estado, a erotização das crianças, o incentivo ao consumo desenfreado, a alienação, a formatação para cada um se sentir feliz, a utilização do "soma" - droga liberada - como regulador bio-psíquico, divertimento para todos e onde cada um é de todos... Parece que esta é a inspiração da "cartilha bolivariana" que encanta estes falsos intelectuais de um "Abominável Mundo Novo...".

Armando Valenzuela

Igarapé, 12 de 2013