AMOR equivale a DOR
AMOR equivale a DOR
É inacreditável e até parece uma blasfêmia a Deus, esta conceituação. Contudo, se analisarem friamente a emoção e comoção causadas pelo amor chegarão para a conclusão em referencia.
De antemão, esclareço minha qualidade de leigo em psicologia ou psicoterapia ou outra ciência do ramo. Tão somente ouso analisar a emoção e comoção provocada pelo ato do amor estribado na experiência e vivencia pessoal além do espírito observador. Portanto, bastante capacitado para discorrer sobre esses sentimentos profundos da alma humana, mormente por poder argumentar de que a teoria é a roupa e a experiência é o corpo.
Desconheço se a teologia ou os mestres das pesquisas da alma humana, como Freud ou Jung etc., chegaram a uma conclusão satisfatória, senão razoável ou explicável porque o Amor, sentimento classificado como atributo divino, é inerente à dor.
Fiz uma pesquisa nos dicionários e encontrei, sem muita persistência, cerca de mil adjetivos. Pode parecer carência de percepção, mas não há nenhum que transmita o estado de beatitude ou bem-aventurança celestial comparável ao exaltado pelos doutos do Amor do Senhor Pai da Criação.
O Amor, desde dos primórdios do mundo é cantado pelo homem em prosa e verso. Os poetas, os mais qualificados em definir o sentimento do ato de amar, sempre traduzem o amor como emoção e comoção, por sofrimento, decepção, desespero, abandono. O homem passa sua vida em busca da amada no seu utópico ideal e quando encontra um amor que subjuga sua razão, o transforma em paixão, sentimento paralelo ao ódio. As grandes tragédias sentimentais que a historia registra foram causados por amor. Mata-se por amor, todavia se declara quando se está amando que está vivendo e amar é viver, o que é uma contradição. A dores do amor são tantas que os poetas procuram as transmitir para a lua em busca de um linimento, chegando a ponto de serem pejorativamente qualificados de aluados, sinônimo de louco. Um poeta já disse: Amar é sofrer e a mãe amantíssima exclama: Amar é sofrer no paraíso e o compositor desafia; quem não sofreu por amor?
O Filho de Deus, ensinava que para se ser feliz é preciso se Amar ao próximo com a si mesmo. Há uma imensidade de gente que não ama nem a si próprio. Exemplo: Os bandidos.
Eu, particularmente, como pretenso poeta e que não sabe cantar o amor poético por me faltar romantismo, também compus poemas de amor. Sofri por amor ao perder minha esposa e ainda sofro pela dor da saudade. Vejamos alguns para variar, porém antes leia alguns significados de Emoção, vocábulo que define o amor para melhor compreensão da incógnita do amor:
Sentimento que envolve
a fímbria o coração,
Sentimento de comoção.
Emoção no ato de amar,
emoção na alegria,
emoção na tristeza,
emoção na saudade plangente.
emoção da mãe ao dar a luz,
emoção pela própria criação,
emoção por orgulho,
emoção por ódio,
emoção por vaidade,
emoção quando se seduz.
emoção do medo de pecar,
emoção de a Deus contrariar,
emoção de sentir Deus no homem,
emoção da decepção no homem deus,
emoção ao sentir a comoção no peito,
emoção no amor a compartilhar.
emoção que induz procurar a razão,
emoção de compreender as gentes,
emoção pela bondade humana,
emoção por haver tanta maldade,
emoção de dó de gente ruim,
emoção despida de compreensão.
Por estes exemplos já se pode avaliar o quanto Amar é complicado. Os psicólogos sexuais dizem que o amor é sexo ou que não existe amor sem sexo. Discordo porque se faz sexo por amor e também por simples satisfação física. Leia o verso que fiz sobre o assunto:
SEXO SEM AMOR
Fazer sexo sem amar,
É chupar fruta sem saborear,
É tomar água sem ter sede,
Como o camelo que vai viajar,
Armazena liquido sem querer,
Para no deserto não penar,
Ainda ser chicotado pelo dono
Apressado ao destino chegar.
Amei sinceramente por meio século e após a perda da amada, continuo a sofrer por sua perda. Embora tenha passado a conviver com outra mulher, não esqueci o amor perdido e sinto um certo sentimento de culpa por não ter sabido amá-la como ela merecia e dói-me também a consciência por não amar a atual e sim lhe devotar um carinho todo especial. Por esta razão, me convenci que o Amor é Único, aliás, numa atitude terra, terá, fiz um verso onde digo que o amor é como a bacia do sanitário, só uma bunda (é par?) por se assentar. A voz do povo diz:
A gente só dar valor ao amor quando o perde.
Tenho piedade pelos jovens envolvidos por sentimentos empíricos, ansiando por amor sublimado. Eles não concebem que a vida é jogo de perde e ganha. Entrementes, há os que aprendem a ganhar no jogo, aplicando a lei física da Ação x Reação e, como hábeis mercadores sempre deixam o fiel da balança do egoísmo, um pouco pendente para seu lado.
Jovens, homens, mulheres sonhadoras, amar é sofrer, entrementes é a forma mais maravilhosa e prazerosa de sofrer desde que não transforme e encare o amor com seu duplo sentido de amor paixão, sentimento inerente ao ódio. A maneira e mais sábia é tratar o amor com um sentimento sublime o que significa doação, renúncia, caridade, compreensão e todos os bons predicativos conhecidos e NENHUM dos ruins.
Eis o que escrevi agora neste meu ocaso da vida e como verão, ainda sofro por amor.
AMOR GUARDADO
No ocaso da idade,
entendo o que perdi,
de gozar na mocidade,
toda inefável felicidade,
proporcionada pelo amor,
na juventude desperdiçada.
Possuindo o amor no coração,
por orgulho e vaidade o destruí.
Alcanço a senilidade e o diviso;
agora é tarde para desfrutar,
anos de amor que amealhei,
amor que não compreendi,
cego de amor permaneci,
do amor não me aqueci.
Sobra a dor da saudade,
da minha mocidade,
no ocaso da idade,
ao abrir o cofre,
amargurado.