A Problemática de uma Sociedade Tecnológica

Estava eu, deparando-me à janela de minha casa com a rua. Pergunto-me o porquê de tanto lixo nesse pequeno planeta, se comparado ao universo. Bia tinha chegado de viagem para ficar algumas semanas na cidade. Ela é uma das mais importantes biólogas do país e havia feito recentemente uma pesquisa sobre a quantidade de lixo produzida nacionalmente.

Eu já imaginava que os resultados não seriam bons, até porque hoje em dia não se vê mais gente tendo atitudes como simplesmente não jogar qualquer lixo que seja nas ruas. Lembro-me bem quando ela me disse que os índices por região decaíram muito na última década, e que as questões do meio ambiente se agravaram.

É decepcionante como a sociedade não se preocupa tanto em ter atitudes sustentáveis para melhorar a situação problemática ambiental, principalmente cidadãos das grandes metrópoles que cada vez mais estão aumentando as emissões de gases nocivos à atmosfera e lançando produtos químicos perto de rios e lagos.

Esses são alguns dos milhares de problemas enfrentados pela sociedade, e que até então, não teve soluções definitivas para amenizá-las ou mesmo resolvê-las. Mas acredito que se começarmos a pensar, mas pensar como seres humanos racionais, podemos ainda encontrar uma saída para a natureza que um dia já foi natural, bela e incrível. Porque eu não quero um futuro cercado de lixos e robôs ao meu redor.

Sei que a era tecnológica teve seu auge neste milênio, mas será que ele terá boas perspectivas em relação à nossa essência natural de ser humano? Ou que vamos um dia nos acostumarmos totalmente com prédios cada vez mais altos e robôs nos guiando? Pare e reflita agora o que será de nós se continuarmos assim, nos lamentando do atual e nos esquecendo do futuro próximo.

(Crônica: “A PROBLEMÁTICA DE UMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA” – JÚLIA SALIM FRANÇA).

Júliaf
Enviado por Júliaf em 09/12/2013
Reeditado em 13/09/2014
Código do texto: T4605082
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.