Amizade de infância

Amizade de infância

Josefa Eva? Falei com grande surpresa ao rever uma amiga de infância depois de trinta e quatro anos. Isso mesmo. Após mais de trinta anos.

Foi quando cheguei numa escola da rede estadual de ensino, havia ido aplicar uma prova pra uma turma de 3º Ano. Ela teve a mesma sensação que eu. Ficou me olhando e as palavras ficaram mudas. A emoção foi tão grande que choramos. No abraço, as lembranças das brincadeiras de roda, cai no poço, anel, garrafão, esconde-esconde, e tantas outras mais. Entre risos e lágrimas falamos do tempo em que estudávamos o antigo primário, na Escola Municipal Joaquim da Silveira Borges. Do tempo em que a farda escolar era exigida mesmo. Falamos também sobre nossos primeiros professores, do carinho que ainda sentimos por eles, do cuidado que nossos pais tinham conosco, das coisas que pretendíamos realizar na vida quando crescêssemos. Éramos muito amigas! Mas seguimos rumos diferentes. Queria ser na época, uma psicóloga. Ela, professora.

O tempo se encarregou de mostrar que nossas escolhas se fazem e se refazem, visto que de trinta e quatro anos pros dias atuais, muita coisa aconteceu. A escola onde concluímos o primário, hoje virou escola de artes, o primário agora na educação básica faz parte do ensino fundamental. O fardamento escolar já não tem tanta importância como antes, as crianças atualmente, quase não sabem viver o momento de serem crianças. Muitas nem conhecem brincadeiras de roda.

Na conversa, não podíamos deixar de nos perguntar por onde andam nossos colegas de infância. Mudamos pra escolas diferentes e nos perdemos de vista, mas nos tornamos memorias afetivas em cada coração.

Interessante que nos conhecemos pela expressão do olhar, pela sonoridade da voz. A expressão facial logicamente não poderia ser a mesma. O tempo passou, a infância, adolescência também. Somos pessoas adultas. Contudo, a amizade permanece. Trocamos contatos de email, celular... E ficarei torcendo pra que minha amiga de infância continue seus estudos, conclua uma graduação, pós-graduação... Pra que suas habilidades com atividades cênicas de teatro sejam aperfeiçoadas.

Bem sei que por mais que tenhamos títulos, devemos buscar o conhecimento pra aprendermos mais. No entanto, tem coisas que fortalecem nossa historia. Uma amizade sincera, por exemplo.

Confesso que gosto de amizade assim. Amizade que permanece de amigos que sentimos saudades, que faz falta e que a companhia nos faz bem, mesmo que as palavras fiquem mudas.

Antonia Zilma
Enviado por Antonia Zilma em 08/12/2013
Reeditado em 19/09/2022
Código do texto: T4603168
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.