DONA ASTÉRIA MAIS UMA CHAMA QUE SE VAI

**********************************************************

Da minha infância, a até os dias de hoje tenho gravado na memória momentos felizes e de inteira convivência com pessoas maravilhosas. Destaco as pessoas que me criaram e me fizeram o cidadão, que eu sou , pelo menos até agora. Tive e tenho amigos e colegas são verdadeiros irmãos.

Nesta convivência diária com estes meus colegas e amigos, conheci e aprendi muito com os pais e os avós deles. São muitos mas hoje especificamente ,falarei de uma avó extraordinária! Extraordinária com a educação dos filhos; extraordinária com a educação dos netos; e uma mulher que sempre passou seriedade, austeridade e conhecimentos sábios, nem só para os familiares, bem como aos que costumavam frequentar a sua casa na companhia dos filhos e neto.

No ano passado o Mestre Honorato Ribeiro dos Santos falou –me com grata alegria sobre uma palestra que esta avó deu para os jovens de Carinhanha , falando sobre cidadania, ética, sobre drogas e muitos assuntos que monopolizaram a atenção dos jovens.

Eu disse ao mestre que, quem assistiu à palestra foi um privilegiado pelo simples fato de esta senhora ser doutora nesta matéria de educação, ética, cidadania, pois durante a minha convivência com os netos dela e também com os filhos, tive aulas práticas de maneira sutil de muitos dos ensinamentos que ela passou para a juventude de Carinhanha.

De vez em quando fazíamos alguma bagunça nas poucas vezes que frequentávamos a casa dela na companhia dos netos ou para ver os ensaios do conjunto “ Os Jovens” ela dizia: Se querem assistir aos ensaios, fique comportados. Uma bronca tão suave que quase não notávamos, mas obedecíamos.

Ela era casada com um dos grandes maestros de Santa Maria da vitória, Joaquim Lisboa, que possuía uma loja onde fiz muitas visitas em companhia do seu neto Kadinha. Ela era uma verdadeira maestrina na condução dos destinos da sua família e por isso nos legou filhos e netos como verdadeiros amigos, talvez uns dos maiores patrimônios que qualquer pessoa possa amealhar na vida: Verdadeiras amizades. Alguns dos filhos dela, hoje amigos, também foram meus professores em sala de aula como Zequinha e Arnóbio. Kadinha foi um dos netos que tive uma convivência mais direta desde a infância por termos sido colegas desde o prezinho.

O neto Kinkas ensinou – me muito sobre as questões políticas e tem contribuído com a cidade de Santa Maria quando fundou a Campesina, fazendo com que os jovens e adultos passassem a ter o hábito da leitura e de visitarem uma biblioteca e o exemplo foi tão importante que Santa Maria da Vitória já conta com uma quantidade grande de bibliotecas.

Este ano perdi uma grande mãe, Dona Nenzinha. A família Lisboa também perde uma grande mãe, vovó Astéria, como era carinhosa mente chamada pelos netos mais velhos. Vovó Astéria é mais uma das grandes mulheres que passaram pela minha vida a nos deixar, a ir para um novo plano. Mas deixa uma história de vida fantástica e um legado fantástico. Nos seus cento e seis anos de vida contribuiu e contribui para com a história da nossa cidade. Ela jamais será esquecida pelos parentes e nem por nós, porque ela soube escrever em ação uma epopeia vitoriosa.

O depoimento do mestre Honorato que sempre se referiu a vovó Asteria , ou melhor, sempre a reverenciou com muita admiração deixa clara a importância dela. Mestre Honorato nas maiorias das vezes que citava a vovó Asteria, sempre mostrava uma emoção na voz. E quando soube que eu não só a conhecia mas que também convivi com toda a família com a sjua família, qualquer participação dela na igreja ou festa de aniversário, ele sempre me falava. Esta reverência do mestre Honorato pela vovó Asteria, é a prova cabal de que ela era uma mulher fantástica.

Nós sabemos que um dia as chamas das velas se apagam. E a chama da vela da vovó Astéria se apagou apenas fisicamente, porque as luzes das chamas jamais se apagarão da memória de todos os filhos, netos, bisnetos parentes e amigos. Vovó Astéria a senhora jamais será esquecida nos nossos corações.

Aos filhos, netos e todos que conheceram vovó Astéria saudades deverão ser sentidas sempre mas pelo legado que ela deixou e ela deixou para que todos sempre sintam alegria e felicidade por tê – la como mãe e avó e também como uma grande colaboradora para Santa Maria da Vitória e isto é motivo de orgulho. De muito orgulho

VOVÓ ASTÉRIA, QUE BOM VOCÊ TER EXISTIDO!!!!!!!

**********************************************************