Análise Dos Grupos Da Copa Do Mundo 2014

Hoje o dia é especialmente dedicado ao maior evento do planeta no meu recanto, a copa do mundo, enfim os grupos foram sorteados e vejamos grupo a grupo o que pode acontecer em 2014.

Grupo A

Brasil (95% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Croácia (45% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

México (40% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Camarões (30% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Brasil - Croácia

México - Camarões

Brasil - México

Croácia - Camarões

Brasil - Camarões

Croácia - México

* Se a copa não fosse disputada no Brasil eu diria que esse grupo era equilibrado para o Brasil, mas com amplo favoritismo devido a torcida a favor a seleção canarinho tem totais chances de ficar em primeiro no grupo disparado, porém deve se ligar no jogo inaugural, além do nervosismo natural a Croácia é uma seleção chata e encardida e deve endurecer o jogo, depois disso a tendência é o Brasil deslanchar, além do jogo de estréia o Brasil jogará em São Paulo onde de costume não tem bom retrospecto, em 1950 o único jogo em Sampa a seleção empatou com a Suíça em 2-2. O interessante deste grupo é a disputa na teoria pelo segundo lugar que promete ser acirrada, Camarões de Samuel Eto e México de Chicarrito Hernandez juntamente com a própria Croácia de Manduzic devem fazer uma grande disputa pela segunda vaga, a grande decisão do grupo deve acontecer nos jogos entre Croácia e Camarões e Croácia e México na última rodada, aqui o segundo lugar será disputado ponto a ponto, por uma seleção envelhecida mas sempre forte fisicamente como a Croácia, por outra de futebol rápido e experiente como a de Camarões, e uma última de futebol alegre e de reformulação o caso do México. Aposto em Brasil e México. O Brasil já enfrentou o México diversas vezes e já venceu sempre em copas, contra Camarões em 1994 vencemos por 3-0 e a Croácia em 2006 por 1-0.

Grupo B

Espanha (70% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Holanda (55% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Chile (35% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Austrália (5% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Espanha - Holanda

Chile - Austrália

Espanha - Chile

Holanda - Austrália

Espanha - Austrália

Holanda - Chile

* Claro que no papel Espanha e Holanda são favoritas, além de ser um dos 3 jogos mais aguardados da primeira fase junto com Itália e Inglaterra e Alemanha contra Portugal, elas também fazem uma reedição da final de 2010, devido ao sistema do ranking da Fifa infelizmente alguns grupos ficaram desnivelados, a Espanha do experiente Xavi e Iniesta está envelhecida 4 anos mas é favorita, a Holanda vai querer se vingar da copa 2010 o que deixa o grupo imprevisível, porém não acredito que a Holanda tenha forças suficiente pois se a Espanha está envelhecida esta geração da Holanda também, Sneidjer e Rooben são a prova disto, o Chile corre por fora com Alexis Sanchez e Cia, ninguém está apostando no Chile, mas acredito eu que o perdedor do jogo inaugural entre Espanha e Holanda terá seria dificuldades contra o Chile, a seleção Chilena terá de superar os esforçados Australianos envelhecidos e também a estigma de sempre fracassar contra seleções grandes, aposto na Espanha como favorita e no Chile disputando contra a Holanda a segunda vaga, vale lembrar que Espanha e Chile estiveram no mesmo grupo de 2010, a diferença é que a Suíça deu espaço a Holanda e Honduras a Austrália. Aposto em Espanha e Chile.

Grupo C

Colômbia (35% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Grécia (15% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Costa Do Marfim (30% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Japão (25% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Colômbia - Grécia

Costa Marfim - Japão

Colômbia - Costa Marfim

Grécia - Japão

Colômbia - Japão

Grécia - Costa Marfim

* Este é o grupo mais equilibrado de todos, afinal todas as equipes são medianas e querem aparecer para o cenário novamente, de cara a Colômbia faz seu retorno aos mundiais desde 1998 e tem um pequeno favoritismo com o bom atacante Falcão Garcia, mas vale lembrar que a Colômbia tem fama de amarelona, vide as copas de 90, 94 e 98 em que decepcionou nas 2 últimas, junto com a Colômbia acho que chegou a vez da Costa Do Marfim fazer uma grande copa, a seleção com Yaya Toure e Drogba torcia por um grupo mediano o que nunca ocorreu em suas 2 participações (2006 com Argentina e Holanda e 2010 com Brasil e Portugal) será a grande oportunidade dos "Elefantes" mostrarem seu futebol ao mundo e do outro lado 2 forças que tentam mostrar serviço, o Japão vem demonstrando bom futebol com Honda e Kagawa comandando e vem de bons jogos amistosos e boa eliminatória vencendo a Bélgica em Bruxelas, é uma equipe que se estreiar bem pode surpreender como em 2010 eliminando a Dinamarca e seguindo as oitavas, por fora a Grécia de Mitroglou corre tentando enfim passar de fase o que nunca ocorreu em 94 e 2010 com campanhas pífias usará todo seu jogo "troglodita" de força física e retranca tentando repetir o feito de 2004 na Euro quando foi campeã, ou seja todos tem chances reais de vaga, mas acredito na Colômbia e Costa Do Marfim, principalmente se elas estrearem bem.

Grupo D

Uruguai (40% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Costa Rica (5% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Inglaterra (50% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Itália (60% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Uruguai - Costa Rica

Inglaterra - Itália

Uruguai - Inglaterra

Costa Rica - Itália

Uruguai - Itália

Costa Rica - Inglaterra

* Claro que este é o mais temido grupo, com 3 campeões mundiais reunindo 7 títulos, para o Uruguai só restou uma única sorte neste grupo, jogar o primeiro jogo contra a Costa Rica e tentar encorpar o time, depois a celeste encara a Inglaterra no que considero o jogo chave do grupo já que creio que a Itália é favorita até por conta da tradição, futebol e querendo se refazer da desastrosa campanha de 2010, todas as seleções contam com grandes nomes como Suarez e Cavani no Uruguai que preocupa pelo time envelhecido com um cansado Lugano na defesa, mas sempre com muita raça e detalhe, apesar de eu acreditar em Itália e Inglaterra como classificados o Uruguai gosta de adversários mais fortes e de estragar festas, normalmente ele cresce contra estas seleções, a Inglaterra aposta na experiência de Lampard, Gerrard e Rooney e a Itália no trio Buffon no gol, Pirlo no meio e Baloteli no ataque, a Inglaterra poderá se dar bem se fizer os 2 primeiros jogos bem pois na última rodada enfrenta a Costa Rica, dai fica a pergunta e a Costa Rica ? Bem a Costa Rica não é tão fraca como se pensa, mas deu azar de cair neste grupo, se caísse em um grupo mediano poderia pensar em vaga, mas nesse grupo somente um milagre.

Grupo E

Suíça (50% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Equador (40% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

França (60% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Honduras (5% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Suíça - Equador

França - Honduras

Suíça - França

Equador - Honduras

Suíça - Honduras

Equador - França

* Acredito que a França de Benzema e Ribery pois parece ter encontrado a união e o time ideal para o treinador Deschamps, tem a velha história da união pós eliminatória, daquelas vitórias como foi na repescagem que dão moral, isso ocorreu com a França que parece fortalecida, terá novamente a Suíça como em 2006 e foi uma pedra no sapato com seu velho ferrolho defensivo com o experiente Senderos, a Suíça é a segunda força mas deve disputar lado a lado com o Equador a segunda vaga, os Equatorianos deram sorte de uma chave boa e se fizerem um bom jogo contra a Suíça na estreia podem passar, a equipe de Valência só não terá altitude a seu favor. Sobra então a seleção Hondurenha por fora com Ruiz e Cia, acredito em França e Equador na vaga.

Grupo F

Argentina (75% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Bósnia (40% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Irã (10% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Nigéria (30% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Argentina - Bósnia

Irã - Nigéria

Argentina - Irã

Bósnia - Nigéria

Argentina - Nigéria

Bósnia - Irã

* Muito se falou que o grupo da Argentina de Messi e Aguero é um dos mais fáceis, eu não creio nisso, acho a seleção da Argentina ampla favorita claro, mas a Bósnia de Dzeko tem uma seleção ajustada e louca para fazer história em sua primeira copa e com as veias da extinta Iugoslávia, além disso a campeã Africana de Mikkel a Nigéria deve brigar por este segundo lugar, já o Irã deve ser mero expectador, o grande problema Argentino é a estréia, não pode tropeçar, novamente os nossos irmãos enfrentarão a Nigéria assim como em 94-2002-2010 ou seja 3 jogos e 3 vitórias Argentinas, aposto que a segunda vaga deve ficar com a Bósnia e a Argentina em primeiro lugar.

Grupo G

Alemanha (65% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Portugal (50% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Gana (35% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Estados Unidos (25% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Alemanha - Portugal

Gana - Estados Unidos

Alemanha - Gana

Portugal - Estados Unidos

Alemanha - Estados Unidos

Portugal - Gana

* Algumas lembranças neste grupo, os Alemães novamente estarão no grupo de Gana como foi em 2010 e venceram, enfrentarão de novo os Estados Unidos que deram trabalho nas quartas de final em 2002, e Portugal tem um trauma terrível contra Estados Unidos quando foram eliminados em 2002 pelos Americanos que por sua vez querem a revanche contra Gana que os eliminou em 2010 nas oitavas na prorrogação o time Americano, ou seja uma série de revanches e repetecos, o grupo é um dos mais difíceis, o problema maior é a envelhecida seleção americana do meia Donovan que deverá ter dificuldades com a Seleção de Gana, mas logo na estréia não irá querer perder a chance da revanche de 2010 contra Gana, isso pode custar alguns pontos para Gana de Asamoah Gyan e Muntari e ajudar a seleção Portuguesa de Cristiano Ronaldo a beliscar a segunda vaga na teoria já que a Alemanha de Ozil e Muller é favorita, a verdade é que a primeira rodada vai dizer muita coisa, olho na Alemanha que parece ter a geração do momento e em Portugal que deve brigar com Gana pela segunda vaga ou até mesmo com os Estados Unidos, um grupo bastante equilibrado em que eu aposto em Alemanha e Portugal, apesar de Gana vir muito forte.

Grupo H

Bélgica (50% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Argélia (10% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Rússia (35% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Coréia Do Sul (20% Chance de passar a fase seguinte na teoria)

Bélgica - Argélia

Rússia - Coreia

Bélgica - Russia

Argelia - Coreia

Belgica - Coreia

Argelia - Russia

* Disparado o grupo mais fraco da copa, o que reforça a tese de que a Bélgica de Hazard deve fazer uma grande copa, o jogo chave será contra a Rússia de Kerzachov que deve ficar com a segunda vaga, os Russos tem de se cuidar com a experiente Coréia Do Sul que apesar de não vir de boa fase pode surpreender com o meia Park Ji Sung comandando e se enfrentarão logo de cara o que dará o tom ao grupo, a seleção da Argélia corre por fora sem muitas expectativas, mas com chances de uma zebra, aposto em Bélgica e Rússia.

Finalizado os grupos as oitavas de final prometem, podemos ter um Brasil e Holanda ou Brasil e Espanha, um provável encontro entre Costa Do Marfim e Itália por exemplo, ou até mesmo entre França e Argentina e Alemanha e Bélgica ou Portugal e Bélgica, algumas coisas nós já sabemos que Brasil, Espanha, Holanda, Uruguai, Inglaterra e Itália não podem fazer uma final, assim como França, Argentina, Portugal, Alemanha também não. Agora Brasil e Alemanha ou Brasil e Argentina é possível ou uma Itália e França.

Façam suas apostas e que venha a copa de 2014.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 06/12/2013
Reeditado em 13/12/2013
Código do texto: T4601519
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.