A VIDA E SEUS MUITOS MISTÉRIOS. MAS PODEMOS DESVENDÁ-LOS ALGUNS, NÓS MESMOS.

Terça-Feira, 3 de Dezembro de 2013

A VIDA E SEUS MUITOS MISTÉRIOS. MAS PODEMOS DESVENDÁ-LOS ALGUNS, NÓS MESMOS.

Numa citação muito famosa de Shakespeare, através de um de seus personagens famosos, ele citou ao mundo uma frase que virou um verdade absoluta: "Há mais mistérios entre o Céu e a Terra, do que imagina a nossa vã filosofia."

E é inegável que tal ideia possa ser contraditada seja lá por quem for ou por quem a queira contraditar. Cada um de nós tem um segredo e/ou mistério em sua vida. E que não se consegue resolvê-lo ou desvendá-lo por todo o tempo que se viva.

E é por isso que existem certas atividades que se voltam para estudar, pesquisar, analisar e esmiuçar, digamos, esses tais mistérios que existem entre o Céu e a Terra e na vida de cada um de nós.

Neste aspecto há mais de uma variável, se é que podemos classificar como tal, que busca através de suas propriedades, pelo menos alcançar a proximidade das descobertas desses mistérios existentes por aí. A religião é uma delas. E a Ciência é outra.

Dizem que ambas são polos extremos. Não se combinam de jeito nenhum. Mas já houve citações de religiosos e cientistas buscando estreitamento entre as duas, haja vista que um mais um faz dois. E desta forma o conjunto se forma e aumenta a capacidade de estudo, bem como de todos os outros fatores que possa chegar a um denominador comum com referência a tal e tanta complexidade.

Pelo meu lado, mantendo-me na minha humilde busca de explicações para muitas das coisas que me causam curiosidade, já estou quase chegando à uma conclusão: Há muito mais disse-me-disse por aí do que profundidades determinantes nos estudos de muitos mistérios que se nos apresentam em nossas vidas.

A Ciência, por exemplo, já desvendou milhões de mistérios que haviam há milhares de anos atrás, aproveitando-se da evolução dos instrumentos e equipamentos de trabalho que usam para estudos, análises, descobertas e definições desses mistérios. E é claro que muito ainda há para se trabalhar, buscar e desvendar nesse mundo. Sendo que neste ponto, muitos dos mistérios que a ciência desvendou e provou, alguns foram ou eram oriundos de teorias religiosas. E isto, com certeza, causou muitos contratempos e dissabores entre as duas propriedades.

Mas por incrível que pareça, quanto mais os tempos evoluem, mais aparecem teorias religiosas que fazem com que o ser humano ainda fique mercê de alguns dogmas, digamos, religiosos. E parece que isto torna-se um círculo vicioso e de difícil explicação e solução.

Esta matéria que aqui desenvolvo, o tema surgiu-me através de umas poucas cenas que vi na novela da Globo, no horário das 19 hs, de nome "Além do Horizonte". Do pouco que pesquei sobre o tema, envolve muitos mistérios. E isso é quase um tabu para o ser humano que gosta do tema muito mais do que deveria gostar, e talvez devesse buscar resolver seus problemas de vida através das coisas nítidas e claras que estão aí disponíveis para estudos, análises e soluções de todos eles. Mas isso fica só em teoria. Lembra aqui uma afirmação muito conhecida por todos que diz: "O povo gosta de ser enganado!". E dela faço coro.

De um certo tempo para cá deixei de acreditar em muita coisa em que a maior parte das pessoas acreditam. E a religião é uma delas. Não sou contra a quem nelas acredita mas não faço parte desse grupo. E por razão muito simples: Quantas religiões existem nesse mundo? Qual delas pode se arvorar em ser a verdade absoluta? Por que a cada dia que passa as mazelas, os terrores, as carnificinas e que tais estão aumentando em nosso cotidiano e entidade superior alguma faz algo para por fim a tantas coisas ruins?

Daí que, vendo naquela novela certas abordagens, principalmente sobre a tal da felicidade, fiquei espantado e assustado com isso. Por saber que muitas pessoas ignorantes darão crédito aos absurdos que ali se apresentarão com certeza. E isso só faz aumentar o desnorteamento delas em relação ao caminho correto e seguro que deveriam ou deverão seguir em suas vidas, sem ser necessário acreditar-se em teorias malucas ou teóricas que aquele trabalho apresenta e, por certo, apresentará.

E é necessário dizer, realçar e ressaltar que estamos em pleno Século XXI. Estamos na Era Moderna, onde já não se dá mais para acreditar naquilo que antes chamavam de crendices, haja vista que o mundo não acabou nem em 2000 e nem em 2012 como previram alguns.

E se pudesse aconselhar a alguns que gostam de mistérios e espíritos, diria o seguinte: Deixe-os lá quietinhos e guardados. Tomemos a rédea de nossas vidas, cumprindo com as nossas obrigações profissionais, trabalhando muito, ganhando dinheiro e guardando o suficiente para que nos socorram nas situações infelizes com as quais nos deparamos de vez em quando em nossas vidas. E que também cuidemos bastante de nossa saúde, porque sem ela não conseguiremos realizar e nem completar as obras a que nos propusermos a alcançar.

O resto é contar com a sorte e termos muitos cuidados com tudo o que nos envolvermos em nossas existências. Sendo que a escolha das pessoas com as quais conviveremos é fundamental a seleção. Desta é que resultará negativa ou positiva as respostas dos problemas de nossas vidas.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 03/12/2013
Código do texto: T4596823
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.