OUVIR A VERDADE INCOMODA.

Ouvir a verdade incomoda. Por quê? Por atingir o centro da ferida dos que gostam demais de si. Complacência consigo mesmo tem nome, basta procurar a raiz. Os adjetivos são variados.Saiba o que procura, quem não sabe vai se surpreender com o que pode achar. E ficará nadando em mar revolto em vai e volta sem fim, patético e raiando pelo irônico. Perde credibilidade e se desgasta na verbiagem e na oralidade.

Todo mundo age fora dos padrões, somente nós agimos dentro de padrões desejáveis; esse o paradigma para os que a verdade incomoda. Bastante confortável tal postura não?

Isto é defeito ou hábito, ou falta de formação de todos os níveis?

É defeito de personalidade, falta de tribunal próprio, consciência mínima, caráter, hábito por indevida formação educacional, lar e escola, ou tudo junto.

Difícil olhar o próprio umbigo. Nasceu o homem para ter sucesso, ser tolerado, vencer, ser reconhecido, festejado, ímpar, nunca criticado, um Zeus no Planeta Terra. Esquece que não está acima de singularidades. Não está em nenhum Olimpo este cego da realidade, "barão e baronesa de coisa nenhuma", andantes quixotescos de causas perdidas por perdidos estarem. Quanto menos formação, mais irreverência e intolerância sobre o que acham deles. E a educação formal, mesmo presente, não basta, por vezes piora.

Sendo para receber medalhas, ainda que esteja no fim da fila por dizer uma coisa e ser outra, tudo bem, caso contrário, se lhe é apontada a linha de sua atuação no mundo, coisa normal entre seres humanos, pois a crítica faz a formação do mundo e das gentes, e a ele não agradar, o mundo é cruel, ninguém presta. Só eles, os monopolistas do "saber ser" estão no pódio, espaço só por eles alcançado. Esta a grande e maior mentira, escola de absurdos cursada que a prova do dia a dia deixa escancarada. Todos na maioria caminham errado eles corretamente. Lá nesse altar dos "deuses", nesse deísmo de um olho só, de entidade desconhecida, morará sozinho, isolado ou com meia-dúzia de iguais de mesma linha e objetivos.

A verdade incomoda. Àqueles a que ela incomoda são os necessitados de comiseração, estão sós no mundo, pelo menos do que presta como padrão universal aceito e sufragado pela inteligência e pelo tempo.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 01/12/2013
Reeditado em 16/08/2021
Código do texto: T4594319
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.