A capoeira como esporte inclusivo

Há décadas,o gingado do povo afrobrasileiro,vem dando sua graça e mostrando sua força e beleza.Tentando mostrar que de marginal ,só tem a Literatura Marginal dos anos 70.

Desde o começo do século XX , a capoeira vem transformando pessoas e ideais.Pois,ainda na década de vinte , com o aceleramento econômico no país,muitos grupos de capoeiristas se formaram,devido a marginalização,preconceito,ao fato de obrigados, irem morar nos morros,entre outros exemplos. Seria a legítima luta pela sobrevivência pessoal e de suas origens.

Uma grande maioria eram de origem africana e por terem sua cor de pele escura,eram confundidos com ladrões e vândalos.E muitos ex-escravos foram presos e condenados , apenas porque queriam o justo: a valorização de sua origem.

Mas o tempo foi passando e a capoeira foi também acompa-

nhando a evolução. Foi tendo espaço nos jornais, revistas e academias, ganhou os palcos e a admiração nacional,com uma legião de fãs de todas as raças,idades ,credos ou sexo. Porém ,ainda um tanto discriminada,olhada com maus olhos pela sociedade de elite.

Em 2002,com um decreto governamental, foi tombada pelo

IPHAN,como Patrimônio Imaterial Brasileiro.Aos poucos,foi aparecendo encontros,seminários,debates políticos e culturais.

A capoeira é um esporte inclusivo,porque dentro de uma roda de capoeira, não existe diferença social, raça,cor,dinheiro,estado físico; todos somos irmãos.

A educação brasileira começou,então, a dar vez e voz as suas raízes e achou o caminho para mostrar os valores,princípios éticos a nossas crianças e adolescentes.A capoeira não é agora só dança e ginga.É a comunhão de uma comunidade,que já atravessou fronteiras e reconhecimento internacional.A inclusão esportiva também para portadores de necessidades especiais.

Ao som do berimbau e do atabaque,as rodas de capoeira,hoje, são muito mais que uma inclusão.É um esporte,é uma família de valores e princípios históricos.

E segundo Jeferson Simon,instrutor de capoeira,"a capoeira é luta,é dança,é arte,é magia.Eu jogo a capoeira,pois ela me contagia . Joguei ontem,jogo hoje e jogo todos os dias.Esse é o lema."