Alguns anos atrás em conversa coloquial com Amigos Virtuais que conheci através de Portal da ONG (Organização Não Governamental) PORTUGAL CLUB, eu me senti incitado a escrever algo de meu sobre o polémico 25 de Abril. E talvez por influencia literária daquilo que eu lia naquele mesmo momento, surgiu um Sub Título para as m inhas Crônicas da Emigração como sendo " O Código Dá VintchCinco de Abriu-looooooo!..."
Este subtítulo surgiu porque na prática e até aos dias actuais, ainda a história não nos explicou;  se foi um Golpe de Mão (manobra militar para a tomada de um determinado ponto durante a calada da noite) ou se foi Uma Manifestação Interna dos Aquartelados em funções por melhores salários. O Código evoluiu para uma situação de Revolta controlada pelo Homem que tinha uma pergunta no Ar; PORTUGAL QUE FUTURO?... e como não encontrou resposta, então deu-se-lhe  o Vintch Cinco (sotaque do trejeito Carioca para arrastar certas palavras em Português Afrancesado) de Abriu-loooooo!... Abriu-lo o quê ?... o GóGò para gritar em favor das Forças Armadas algo que o POVO  até hoje não sabe o que é!... Terra da Fraternidade!?.... 
Mas... enfim, voltemos ao tema desta crônica de hoje extraída do meu "canhenho" ainda em formatação para ir para o "prelo". 
Lá no PORTUGAL CLUB, não existia censura nem cortes de qualquer espécie. A única exigencia sacramental do Presidente da ONG era escrever em Português, bem ou mal de acordo com a  capacidade de cada um... e depois ele mediava as replicas, tréplicas etc e tal e coisa.
Certo dia uma Leitora me replicou uns textos meus sobre eventos vividos em Angola nos conturbados tempos da Aplicação do Código pelo então Malfadado ALMIRANTE VERMELHO "Rosa Alva Coutinho" de triste memória e desta replica saiu isto:

De: S. Potêncio,
 
Aos: Leitores e,  leit ora bolas .......Ti CRISTINA DA NOBREGA!!!!!!!.
 
... voismecê ontem nos deliciou com a sua verve sobre um GRANDE Português,  que nunca foi emigrante mas amava a todos nós!... e hoje a Sra nos chama de porcos, nojentos, javardos, analfabetos, "inguinorantes" traidores, escritores de "merda"?????!!!!!...
Note bem que eu, PESSOALMENTE,  não escrevi nada disto aqui!,... nunca escrevo  nem falo palavrões!...
a Senhora é que tem isto na sua boca!!!!...
-  Espero que a Senhora,  aí nos "MERDALANDS"  saiba escovar bem os seus dentes antes de nos querer morder o traseiro!
- E a propósito: na sua alta classe não emigrante veja se alguém lhe ensina a escrever correctamente o termo "NETHERLANDS"... E se a Senhora tivér alguns Florins ainda do tempo da Coroa Holandesa, herdados do seu idolatrado esposo para pagar explicações na emigração ao domicilio, nós podemos pedir ao nosso Amigo Dick - parente afastado do Conde Mauricio de Nassau,  para lhe atender.   
- Que pena!!! ... a Senhora quiz colocar o seu nacionalismo unipessoal em cima de um pedestral, subiu no degrau do sobrenome Gillemans e... espatifou-se toda!!!
- Voismecê  Meteu o pé pela man do seu home, Karago???
Por algum motivo o termo "NETHERLANDS" significa "Países Baixos"!!! ...e a Senhora nos aplicou aqui um verdadeiro "Golpe Baixo" mas... como diria o Ti Casimiro, o buraco da emigração é mais embaixo!!!!
 
 
>>>>... Hoje (05 de Setembro de 2007) eu leio os muitos postais desilustrados,  mas aqui colocados por ilustres emigrantes e, como sabem, durante a semana, não me sobra muito tempo para "escrevinhar" muito de minha autoria, mas tem coisas que não posso deixar de replicar de imediato! - Esta acima foi uma delas....
 
De qualquer forma, eu deixo aqui registrado o meu abraço ao Ti António do Forno, e ... que Deus o conserve para que, algum dia, se Deus quisér,... nós irmos à Valpaços e degustarmos umas lascas de presunto de Chaves (o melhor do mundo, segundo dizia o Ex Combatente de Nambuangongo, meu Colega o Ti Sequeira que espero nos leia aqui também). 
 
Ainda a propósito de certas afirmações de quem viveu, quem viu... que disse que viveu, mas não estava lá, de quem disse que ouviu dizer mas que era surdo mudo,... eu já me cansei de falar mentindo as verdades do dia-a-dia e aatão lá vai.....
 
>>> saí da Rua General Roçadas (actualmente não sei qual o nome, porque não consta no mapa toponimico) e depois de subir a avenida do aeroporto onde deixei cartas para a familia em Portugal pois, naquele tempo, o aeroporto era o posto dos correios onde havia alguma confiabilidade de a correspondencia seguir até ao destino!... e eu como correspondente autor de milhares de cartas pessoais, dependia dessa chegada...
- Fiz o contorno do estacionamento em frente aos portões centrais, onde já se viam dezenas de carros abandonados, alguns isolados de forma suspeita (1) no meio dos demais carros, e onde predominavam os carros novos, pois o governo havia proibido levar qualquer bem pessoal que não estivésse registrado em nome do proprietário com mais de 24 meses de uso!... 
- Esta a razão oficial pela qual eu ainda consegui embarcar o meu velho e inolvidável N.S.U. cujas memórias espero algum dia reunir. - Aguardem que são interessantes,... tanto em Angola como nos quatro anos que o tive em meu poder no recto ângulo ibérico...como "retornado". 
 
Saí do aeroporto, e virei à direita em direção ao bairro Salazar,  onde morava a Familia Pinto!... (sáravá ó Ti Pinto!... a Graça, o , a Milu...) e encostei na frente da casa ainda com a rua de terra batida onde já estava um Land-Rover do exército "misto de MPLA/muchachos do Rosa-Vermelha"  estacionado... 
- Eram horas do almoço e eu nem quiz entrar para não ter que aceitar o convite para sentar na mesa,  como era habitual deste Madeirense, exímio tocador de guitarra portuguesa que tanto nos animava de vez em quando!... 
O Zé veio para a calçada a conversar comigo!,... acendi um cigarro e me encostei no Land-Rover.
- Nisto o namorado da Graça - que tinha ido lá almoçar por estar de serviço ali perto - ele saiu também a correr,  e me avisou!!!!... ó pá desencosta-te daí!!!... mas já era tarde... 
A minha camisa de macau,... branca como a alma de um anginho a brincar nas portas do Céu da Boca, estava toda manchada de sangue nas costas... que eu senti a escorrer pelas minhas costas...      
---   Olhei dentro da carroçaria metálica do Land-Rover, e de lá escorria o precioso líquido cujas  carcaças dos seus dono(s) já estavam amontoadas na beira da vala comum aberta lá para trás do aeroporto!!!!...
- o namorado da Graça (era soldado condutor do resto das tropas que ainda lá estavam debaixo das ordens do ignominável Almirante Rosa-Vermelha, e ele  havia sido destacado para o transporte desde as cinco da manhã!... se considerarmos que de cada viagem o jipe levava uma meia-dúzia de corpos... não é dificil fazer contas de sumir!!!!  
 
Mas... como diria um certo repórter a serviço da verdade dos factos históricos daquele crepúsculo e tranquilo entardecer da nossa agonizante desvinculação a 500 anos de história, os " Dos Santos dos Ultimos Dias"... eu não vi nada!!!,... eu não sei de nada!!!,... eu não falo nem escrevo nada!... e quem me contrariar mente porque o 25 de Abril é apenas uma obra de fique são!... ISTO PORQUE SE VOISMECÊ NÃO FICAR SÃO, AINDA LHE VÃO  POR AÍ A CHAMAR DE NOVO,  PARA ADMINISTRAR O "ALFREDO DE MATOS" com o cargo comissionado! Olhe que,  deve dar cá umas pratas bem boas, aproveitem!!!
 
(1) quem armadilhava carros com fio electrico no tanque da gasolina, para explodir na primeira tentativa de roubar os tais carros abandonados, certamente não poderá testemunhar,  mas... que se fazia lá isso, se fazia!...
- Silvino Potêncio - O "home" de Caravelas-Mirandela de Trás-Os-Montes!
Autor do: Código DáVintch e Cinco de Abri-loooooo!...
Residente actual: Natal/Brasil. - Set/2007
http://zebico.blog.com
   
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 26/11/2013
Reeditado em 10/01/2017
Código do texto: T4588082
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.