LEMBRANÇAS

LEMBRANÇAS

A NOITE QUE PRECEDIA A VIAGEM ERA SEMPRE MAL DORMIDA. DEMORAVA PRA PREGAR O OLHO, PENSANDO NAQUILO QUE CONSIDERAVA UMA GRANDE AVENTURA. QUANDO MINHA MÃE VINHA ME CHAMAR, AINDA MADRUGADA, JÁ ESTAVA PRATICAMENTE EM PÉ, PRONTO PARA IR.

SAÍAMOS DE CASA BEM CEDINHO, CHEIOS DE MALAS E PACOTES, MAIS ELA DO QUE EU, E ÍAMOS A RODOVIÁRIA PEGAR O ÔNIBUS SANTOS/SÃO PAULO. ALI JÁ ERA UMA VENTURA, MAS O MELHOR AINDA ESTAVA POR VIR. DESCÍAMOS NA PRAÇA CLOVIS BEVILÁQUA E DALI DIRIGÍAMO-NOS PARA A ESTAÇÃO DA LUZ. ERA O COMEÇO DE UMA DAS MELHORES COISAS DA MINHA INFÂNCIA, PEGAR O TREM PARA A VIAGEM SÃO PAULO/ARARAQUARA.

AS VEZES ÍAMOS DE PULMANN E A VIAGEM ERA UM SONHO. SENTAVA NA JANELA E IA APRECIANDO AQUELE MUNDÃO. NA HORA DO ALMOÇO COMER NO VAGÃO RESTAURANTE ERA UMA SENSAÇÃO. A CADA ESTAÇÃO IA VENDO PESSOAS DE TODOS OS TIPOS, SUBINDO E DESCENDO, IMAGINANDO ONDE IRIAM, E GOSTAVA DE VER OS VENDEDORES DE DOCES E GULOSEIMAS QUE DESFILAVAM NAS PLATAFORMAS. E LÁ IA O TREM, NESSA MINHA VIAGEM MÁGICA QUE OCORRIA A CADA FÉRIAS ESCOLARES. ERAM 15 DIAS DOS MAIS FELIZES.

DESCIA EM ARARAQUARA E PEGAVÁMOS UMA JARDINEIRA ABARROTADA DE GENTE, MALAS, GAIOLAS COM GALINHAS, PATOS, VEZ POR OUTRA PORCOS, COELHOS E ATÉ CACHORROS E GATOS.

TUDO ERA MUITO DIVERTIDO. DESCIA EM GUARAPIRANGA, UMA VILA EM QUE MEU TIO TINHA UMA FARMÁCIA E AÍ COMEÇAVA A MAIOR FESTA.

TREPAVA NAS MANGUEIRAS, JABOTICABEIRAS, CHUPAVA LARANJAS NO PÉ, CORRIA ATRAS DAS GALINHAS E PATOS PELA TERRA VERMELHA E COMIA OS DOCES DA MINHA AVÓ. ALÉM DISSO, CONTAVA AOS AMIGOS DO LUGAR COMO ERA A PRAIA, E COMO JOGAVA BOLA MUITO BEM ELES PENSAVAM QUE EU JOGAVA NO TIME DO SANTOS, E EU NÃO DESMENTIA (RS). NA NOITE QUE PRECEDIA A PARTIDA EU CHORAVA ESCONDIDO, LOUCO PRA FICAR MAIS UM POUCO, MAS LOGO TUDO PASSAVA PENSANDO NA MARAVILHOSA VOLTA DE TREM.

HOJE, INFELIZMENTE, JÁ NÃO É MAIS POSSÍVEL FAZER ESSA VIAGEM, FORAM-SE OS TRENS, SUBSTITUÍDOS PELOS PÉS DE BORRACHA. NÃO EXISTEM MAIS OS TRILHOS, A MÁQUINA, OS VAGÕES, AS ESTAÇÕES. FICARAM VIVAS APENAS AS LEMBRANÇAS, E UMA CERTA TRISTEZA/REVOLTA, PELA INCÚRIA DAQUELES QUE FIZERAM O DESSERVIÇO, DE SUBSTITUIR TOTALMENTE OS TRENS PELOS CAMINHÕES E AUTOMÓVEIS. MEU SONHO FICOU NO PASSADO E PENA QUE NÃO POSSO TORNÁ-LO REAL, PARA CARREGAR MINHA NETA NESSA AVENTURA.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 25/11/2013
Reeditado em 25/11/2013
Código do texto: T4586346
Classificação de conteúdo: seguro