Começo a ouvir os anjos cantarem

Atribuiu-se a Jim Wilson a experiência de gravar e depois desacelerar o canto dos grilos. Por trás daquele insistente cri-cri ficamos espantados ao encontrar um canto angelical – depois descobrimos que o som não vinha propriamente dos grilos. Mas eu fiquei imaginando que tipo de coisas poderia descobrir se também resolvesse desacelerar os meus gestos, prestar atenção em tudo o que faço automaticamente. Ou ainda: que belezas insuspeitas seriam reveladas caso eu conseguisse captar os movimentos que outros fazem em meu favor. Sou, na verdade, bastante ligeiro para aproveitar aquilo que me convém, e com isso não dou a devida importância aos esforços que me beneficiam. É bem possível que eu, na minha ingratidão, tenha deixado passar muitos cantos angelicais.

Em minha defesa, posso alegar que sou o tempo inteiro estimulado à velocidade – da comida que eu como à conexão da minha Internet. Faço muitas coisas rápidas porque tenho muitas coisas a fazer. Aprendi que esperar nunca é bom negócio. Nessa correria toda, seria muito pouco provável que eu percebesse as sutis movimentações que dão encanto ao cotidiano. Mas como eu ainda desejasse ouvir um pouco do canto escondido dos grilos à minha volta, pensei em escrever uma carta.

Ora, uma carta, necessariamente, não pode tratar de assuntos urgentes. Nela se escreve coisas que, com sorte, serão lidas pelo destinatário apenas na outra semana. É nessas circunstâncias que consigo dizer aquilo que nunca havia tido tempo de dizer, tão espremido estava pelas minhas obrigações diárias. Ao me desacelerar dessa maneira, posso refletir sobre aquilo que me une à pessoa que irá receber a minha carta. Considero a vida que levamos, dou conselhos, peço outros, relembro passagens em comum e percebo como aquela pessoa é importante para mim. Quanto manifesto o meu afeto – coisa estranha! – começo a ouvir os anjos cantarem.

Não é apenas o Pinóquio, portanto, que os grilos podem chamar à consciência.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 25/11/2013
Código do texto: T4586126
Classificação de conteúdo: seguro