Fragmento 04
Busque duas rosas vermelhas. Este foi o pedido dela. As rosas pela beleza simbolizam, em uma cultura marcada pela divisão entre o elevado e o grotesco como a nossa, o lado sublime da vida. É comum e belo dar flores à amada. Porém, naquela situação, dar rosas era triste.
Entrei no estabelecimento e colhi as rosas, tive para isso o cuidado bobo de buscar pelas mais bem aparentadas. Antes de pagar, reparei os espinhos. Feri-me profundamente. Comprei três rosas.
Não pude deixar de sentir o melancólico ar de uma floricultura que funciona em frente a um cemitério. A florista não sabe se, após a venda, deve desejar um bom dia ou oferecer os seus sentimentos. Pelo tom de seu tenha um “bom dia”, parece-me que ela tenta expressar em seu enunciado os dois desejos. Eu internalizei muito mais “os seus sentimentos”, desconsiderei o “bom dia”.
O cemitério tem um espaço amplo. A terra que cobre os mortos parece muito com a terra que faz viver. A terra em que são colhidos os alimentos e adubadas as flores, como as rosas, são tão puras... E as dos cemitérios?
Todo cemitério faz repousar um respiro de medo e circunspeção. Aquele não era diferente. O local já conhecido por mim pelo abandono de corpos de outrora parecia novo. Mais uma vez naquele mesmo terreno, minha mente voltava a fazer reflexões profundas.
É inevitável em um momento como este não pensar no morto. Pensar no momento de vida em opção ao abandono da luz. Agora em glória o que acontecerá? É comum lembrar-se de fatos, expressões, casos, conversas engraçadas, sorrisos, um maltrato, um mal-entendido... O choro!
Trago à tona os sons de minha alma. As lembranças que dilaceram o meu espírito aparecem. Sem perceber já me vejo envolvido por um mar de sensações nostálgicas. As sensações que, como um mosaico, vão se formando de maneira nítida. Lembro-me das miudezas da vida. Torno-me um nada frente à imensidão da morte.
No silêncio do ambiente, lembro-me também do filme de Marsagão - a grandiosa frase na lápide: “Nós que aqui estamos por vós esperamos!”.
Tenciono-me a martelar o nome do cemitério: “Cemitério da Saudade”. Um nome muito sugestivo para o momento. Representativo para os sentimentos de muitas pessoas, contudo, para mim, o nome do cemitério poderia ser outro: “Cemitério da Reflexão”.
clarapoesiaefragmentos.blogspot.com