COISAS DA MODERNIDADE

Enquanto eu queimo os neurônios para decifrar tantos termos novos que brotam a cada instante na Internet, meu sobrinho me pergunta: "Tia, o que é patrola?" Pode? Ele que, no alto dos seus quase 12 anos, domina a tecnologia anos-luz à minha frente! E não poderia ser diferente, pois o avanço veio rápido demais para meu cérebro formado nos anos 50 e a gurizada de hoje já tem, com certeza, um cérebro mais aprimorado, mais de acordo com a época.

Aí eu me dou conta de quanta coisa ficou obsoleta de uns 40 anos para cá. Ontem, por exemplo, vi no facebook uma daquelas "casinhas" de madeira que se usava como privada lá pelos idos da minha infância. E junto com a dita cuja, com as portas abertas mostrando o "trono" onde os corajosos sentavam e os desconfiados ficavam de cócoras, mais ou menos os seguintes dizeres: "Quem já usou, compartilha e, por favor, não minta". Meu sobrinho quase morreu de tanto rir! E dizer que muitos de nós fizemos uso dela, agradecendo a Deus por não ter que ir fazer as necessidades no mato, a exemplo de nossos antepassados. Coisa que, aliás, seria difícil nos dias de hoje, pois derrubaram tantas árvores que os "matinhos" praticamente desapareceram. Assim como tantas outras coisas...

Mas enquanto deixarmos de lado coisas materiais que perderam a serventia, tudo bem. O progresso é bom e a ele deve o homem tantas coisas que facilitam seu dia-a-dia. O que não podemos, de maneira alguma, é deixar que se tornem obsoletos valores como o respeito, a liberdade, a igualdade, a fraternidade. Esses, a meu ver, são atemporais. Infelizmente, porém, parece que nossa época se caracteriza por uma incrível inversão de valores...

Giustina
Enviado por Giustina em 20/11/2013
Código do texto: T4579512
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.