Consciências Negra, Branca, Amarela, ou melhor, viva a liberdade.

O dia 20 de novembro para os negros tem o símbolo da liberdade, porque foi neste dia que faleceu Zumbi dos Palmares. Zumbi liderou um quilombo durante décadas em que viviam livremente negros, índios e brancos fugidos das fazendas. Sim brancos também, porque os brancos que não eram donos de fazenda nunca conseguiam pagar as suas dividas e, desta forma, tinham que se submeter à vontade do senhor de engenho.

Embora a importância e força tenha se evidenciado nos últimos anos, esta data é celebrada desde a década de 60. A data é comemorada para que se dê o devido valor à liberdade que temos e, igualmente, não sejam esquecidos os 350 anos de escravidão que o povo negro esteve cativo nestes trópicos.

Tenho visto argumentos que afirmam que não precisamos de um dia da consciência negra e devemos ter a consciência negra, branca ou amarela os 365 dias. Partindo deste raciocínio poderíamos abolir o feriado de Natal, porque renovar o coração e os sentimentos também deve acontecer nos 365 dias do ano, e, igualmente, poderíamos abolir o sete de setembro porque a independência deve ser comemorada todos os dias, e assim sucessivamente para todos os feriados que temos.

A liberdade no Brasil é algo de capital importância para o povo brasileiro. Não só os Negros devem comemorar a liberdade, mas os brancos e os asiáticos também podem e devem comemorar a liberdade que eles usufruem nestes trópicos nos dias atuais. Os brancos e asiáticos devem comemorar a liberdade que eles têm e que seus antepassados não tiveram em seus países de origem quando vieram para estes trópicos fugidos da guerra ou da fome. Não vou me alongar nestes temas porque na guerra se evidencia a ausência da liberdade, e, igualmente, para a fome porque um faminto não goza de liberdade alguma.

Do parágrafo acima se evidencia que a grande maioria dos brasileiros são descendentes de antepassados que tiveram a liberdade ceifada, durante toda a vida ou por determinado período de tempo. Entretanto, este povo sofrido construiu a sétima economia do planeta entre mais de duzentos países que compõe o globo terrestre. Não é pouca coisa e tem que se valorizar muito este feito, embora tenha muita gente com disposição para atirar pedras e pouca disposição para assentar tijolos.

Aqui em Curitiba a Câmara Municipal decretou feriado e o Prefeito homologou a decisão. Entretanto, a Associação Comercial e Federação das Indústrias conseguiram uma liminar junto ao Judiciário local, alegando prejuízos econômicos com o feriado. É um absurdo que uma entidade que representa apenas uma classe, a saber, a dos donos das casas comerciais tenha mais força que a Câmara Municipal e a Prefeitura que representam o todo da sociedade curitibana.

Foi também por motivos econômicos que a escravidão foi abolida deste país. Não se enganem achando que os escravagistas acordaram um dia de bom humor e bonzinhos e decretaram a abolição. A abolição veio em razão da pressão da Inglaterra sobre Portugal. A Inglaterra, potência capitalista da época, queria formar um mercado consumidor em terras brasileiras, logo, precisava formar uma massa de assalariados e escravo não tem salário.

O exposto acima evidencia a importância da liberdade na formação do povo brasileiro, portanto, nesta data as consciências negras, brancas e amarelas devem fazer uma reflexão sobre a importância da liberdade em suas vidas e da liberdade que estão construindo para seus filhos e netos.

paulo de jesus
Enviado por paulo de jesus em 19/11/2013
Reeditado em 19/11/2013
Código do texto: T4578137
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.