Não Culpe a COPA. Reflita...

Não sei bem como começar a explicar um assunto tão complexo, mas coo sou atrevida e adoro um debate com meus pensamentos e pensamentos alheios exponho logo um ponto de vista, sem arrodeios e com muita sinceridade:

"Querem acabar com a copa do mundo porque o país tá numa pobreza só!"

Humm, sei!

Por um acaso antes dos projetos da Copa do Mundo o Brasil era a sede oficial de São Saruê?

Não!

Nunca foi

e tá longe de ser!

A verdade é que as pessoas gostam de jogar a culpa em algo para desviarem suas próprias culpas!

Digo de imediato: não sou a a favor de nosso governo vergonhoso. Mas também são sou a favor da Anarquia que se instalou em nosso país, por parte de alguns ( prestem atenção, eu disse ALGUNS) grupos que estão contra o governo E contra o povo também. Veja só... Quebrar bancos, atear fogo e carros, destruir vias de acesso, orelhões, "tocar o terror" só afetará os mais pobres. Que ao em vez de serem manipulados pelo governo e mídia, serão manipulados pela anarquia e mais uma vez pela mídia! É uma teia! só se livrará dessa teia quem usar o cérebro e o coração ( de preferência cheio de Deus e de paz, visto que a paz é a alma de Deus) no lugar das ações desenfreadas e violentas!

Olha... na verdade o Brasil preciosa de tanta coisa que se for pra excluirmos a copa, devemos excluir também os jogos olímpicos, os campeonatos brasileiros, as escolinhas de futebol e tal e tal e tal (sem falar das outras modalidades de esporte).

Quando generalizamos as coisas, caímos justamente na malha armada pelo mal. Quem disse que os esportes são ruins? Quantas crianças e jovens saíram da marginalidade graças às práticas esportivas?

Porém, não é o esporte quem deve ser crucificado, até porque após a morte de nosso glorioso Cristo, a cruz passou de mal para símbolo de salvação.

Ao contrário, "as pedras" ficariam para as nossas péssimas gestões públicas, que centralizam dinheiro bem no centro de seus cofres privados e ao povo, as banana ( acho porém que nem elas, pois já deixaram de ser baratas faz tempo).

Confesso porém, que em pleno século XXI, no auge de nosso intelecto ( ou pelo menos é o que se espera) não deveríamos crucificar, nem tão pouco apedrejar. Deixemos tais atos aos bárbaros medievais que ainda insistem em conviver em nosso meio. Do contrário sou a favor de atearem uma chuva de títulos eleitorais nas portas das prefeituras, sedes de governos, no planalto central. Títulos picados, picotados, rasurados, em nome de nosso asco direcionado aos nossos gestores! Isso sim daria mais efeito. E mesmo que tivéssemos de refazer nossos títulos, também faríamos mais efeito! Imagina: Um país em greve, por não querer mais tirar títulos de eleitores. Pode parecer absurdo, mas se tiver uma ideia melhor, ordene ao seu cérebro que o faça, e não as suas mãos.

Em um país onde os mensaleiros vão presos com posição de Superman e capas de lençol de mesa ou toalhas de banho de bichinho, a cara de pau e o cinismo latente precisam ser quebrados com ética, moral, transparência e inteligência. O povo reclama da corrupção, mas se corrompe em coisas pequenas ( ou você acha que sujar as vias públicas, agredir animais e ignorar o sofrimento de um necessitado a sua frente são atos louváveis dignos e aplausos?).

E voltando a Copa, é preciso olhar as coisas por outro ângulo. A Copa e os Jogos Olímpicos no nosso país também trarão gerações de empregos, renda e aperfeiçoamentos (que se o indivíduo souber aproveitar, poderá crescer e se solidificar sem precisar mais das "ajudinhas" do Governo Federal"). Na verdade, se não rolar Copa no Brasil as coisas ficarão ruins da mesma forma (assim como já são), pois não é por causa da Copa que estamos "lascados" ( e o termo é esse mesmo - lascados) Esse é um problema antigo e tenho até medo de dizer que seja crônico, com raízes profundas desde o período colonial, quando D. João VI, fugindo das tropas napoleônicas e ( quase) falido (mas ainda sim com uma pose soberana e soberba, típica dos pobres falidos) aqui para o Brasil, por volta de 1808 solicitava "ajuda" dos que possuíam alguma coisa (como os comerciantes), tais como mantimentos, produtos diversos e até mesmo dinheiro. Em troca ele entregava insignias e títulos de cavaleiros ( à quem nunca havia montado um cavalo) , barões e comendadores (isso sem fazer distinção de nada - era só ajudar e bajular o rei e o título surgia na lapela). O que o Brasil precisa é de uma tomada de consciência e aplicar essa consciência na prática ( sem violência). A situação é realmente triste. A pobreza é verdadeira e dói nos corações de carne, músculo e piedade, mas acredite: mesmo os milhões da Copa não ajudariam eles por completo. Outros milhões já rolaram antes da Copa de 2014 e os Jogos e os pobres em situação de risco ainda estão ai. É preciso que o POVO também faça a diferença, ajudar quem precisa e está perto de nós, votando direito sem interessas próprios, e acima de tudo, cultivem o amor no coração, pois com um coração capitalizado e egoísta, vamos ter cenas como essas por zilhões de vezes. A presidente da República e o prefeito de sua cidade desconhecem a família pobre que mora ao lado da Igreja que você congrega, mas VOCÊ os conhece!

Não espere pelos políticos. Inicie sua parte. E não se deixe levar por aquele ditado egoísta e tão divulgado: Uma andorinha só não faz verão!

Seja a andorinha rebelde e faça o seu verão e para o seu próximo ( e que não seja ao seu próximo biquíni ou sunga de banho), mas aos que mais precisam. Lembre-se da parábola do Bom Samaritano ( e se não lê a Bíblia porque não é cristão, leia-a porque és um Historiador ou um Bom Escritor, pois um escritor de vergonha lê até bula de medicamentos. E quem sabe que lendo descomprometido essa parábola, o seu coração se comprometa com Deus e com o próximo?)

Lais L S
Enviado por Lais L S em 18/11/2013
Código do texto: T4575990
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.