POR QUE SERÁ QUE A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL É TÃO LENTA?

A espécie humana forma um aglomerado estranho que caminha velozmente em certos aspectos e fica como que estagnada por muito tempo em outros. Henry Thomas dizia que o homem é um animal preguiçoso e só cria quando condições, geralmente externas, o obrigam a isso. Assim foi por milhares de anos e as invenções foram surgindo à medida que a natureza o exigia ou algum perigo ameaçava o homem. Que criou instrumentos para defesa contra outros animais, para suprir a fome e se proteger do frio. Abrigado em cavernas, aos poucos, foi desenvolvendo o sentido da necessidade da convivência para preservação da espécie. Mas, a exemplo da descoberta do fogo, sempre muito lentamente e forçado pelos elementos.

Por séculos e séculos a humanidade se caracterizou por altos e baixos. A História é repleta de períodos de grande avanço cultural, entremeados com uma quase estagnação da sociedade. Se fizermos uma analogia, até se parece com nosso dia a dia: em alguns produzimos adoidadamente e noutros enfiamos a cabeça embaixo do travesseiro e não saímos do quarto escuro.

Mas, no último século, o homem avançou tanto que, de um simples dirigível, hoje, sob nossas cabeças, os aviões rompem a barreira do som; de um simples telégrafo, hoje temos imagens em tempo real. A própria fofoca que passava de ouvido a ouvido, hoje está estampada ao vivo e a cores nas redes sociais. Tecnologicamente a espécie humana fez em pouco mais de sessenta anos mudanças tão radicais que, quem tem mais de cinquenta anos tem a sensação de estar vivendo duas vidas.

Mas, e sempre tem um mas, alguns sentimentos não acompanharam a rapidez da tecnologia. Certos atos humanos são ainda tão primitivos como se estivéssemos na Idade Média, que foi pródiga em atitudes cruéis do homem sobre o homem. Certos preconceitos que grassam na Terra, em pleno século XXI, nos dão a impressão que esta espécie que evoluiu tanto tecnologicamente não é a mesma que aponta o dedo aos que não lhe são iguais, que mata e rouba friamente, que estupra crianças e mutila animais, que destrói os recursos naturais do Planeta.

Deixando a emoção e olhando friamente com os olhos da razão, pode-se dizer que o homem, apesar da grande bagagem científica e cultural, não passa ainda de um selvagem de cara raspada.

Por que será que a evolução espiritual é tão lenta?

Giustina
Enviado por Giustina em 17/11/2013
Código do texto: T4574013
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.