Labirintos do jardim

Nossa que dia quente!

Ufa... Acabei de cuidar do meu jardim. Sabe, é cansativo, mas a gente vai levando. Estou muito contente que finalmente cortei aquelas ervas daninhas que tanto me agonizavam, mas tenho que estar preparada porque sei que elas vão nascer de novo e eu terei de cortá-lãs novamente. As flores? São as que mais chamam a atenção. Tenho uma coleção de rosas de todas as cores e outras espécies coloridas também. Mas não é só isso... Há arbustos e mais plantas rasteiras que também constroem meu jardim, sem falar nas árvores de frutos ali mais ao lado. Cada parte dele tem seu brilho.

Outro dia, inventei de mudar o caminho e ao invés de ir para o meu jardim, dei uma olhada por sobre a cerca recém pintada de branco do vizinho. Legal, pensei. Eles têm flores mais bonitas e mais coloridas e o conjunto de tudo parece estar bem mais agradável do que o meu. E os rostos dos vizinhos não pingam um suor sequer! Enquanto eu trabalho duro por aqui, eles não aparentam nem mesmo um esforço! Bom... Acho que a grama do vizinho vai ser sempre mais verde afinal.

Mas na verdade, o que eu tenho que fazer é cuidar do meu jardim mesmo, pois se eu não o fizer quem vai fazê-lo? Não devo me importar tanto com os outros se posso fazer as minhas plantações e colheitas serem perfeitas para mim. Porque se você gosta do que está fazendo, bom... Aí as coisas ficam bem melhores!

Não vou dizer que não fico confusa de vez em quando (ou na maioria das vezes). Quero mudar, mas não sei se mudo tudo o que já plantei porque gosto do jeito como as coisas estão. São muitas escolhas diferentes que tenho que levar debaixo desse sol quente, porque sei que quando o frio chegar, quem sabe junto com a neve, preciso saber como lidar com o que acontece mesmo com tantas coisas para pensar. Sinto-me dentro de um labirinto no meu imenso jardim. Vou para um lado, passo barreiras e sigo direto para outro caminho. Nunca sei aonde cada um vai dar, mas são as escolhas que fazem meus pés se moverem, lembra? Pois bem, espero que quando chegar ao fim, eu possa olhar para trás e dizer: meu jardim ficou perfeito, eu não podia ter feito melhor.

E essa é a vida. Sim. É só voltar ali no comecinho quando disse que estava quente e tinha acabado de cuidar do meu jardim, pelo menos por essa manhã. O jardim é a minha vida. O sol representa o meu esforço mesmo estando suada e cansada. As ervas daninhas são os meus problemas que tenho que resolver dia após dia. As flores são as qualidades e a aparência. Os arbustos e as árvores são os defeitos e os talentos que ninguém enxerga a primeira vista, mas estão ali. A grama do vizinho sempre será mais verde, pois sempre que olhamos para a vida dos outros parece que tudo para eles está perfeito enquanto a gente está batalhando por tudo não é mesmo?

E o labirinto? Pois então, o labirinto é o que representa a vida como um todo. Faça chuva ou faça sol, você está sempre andando, fazendo suas escolhas e passando por caminhos diferentes, mas nunca sabe o futuro e o que vai acontecer daqui a cinco minutos. Mas o importante na verdade é viver a sua própria vida como você sempre quis viver. Ser quem você quiser ser. Aproveitar e curtir.

E finalmente o fim, nós sabemos que é a morte. Mas naquele último segundo de de vida, você vai observar tudo o que fez e se lembrar de que o jardim que cuidou durante todo esse tempo está maravilhoso e não poderia ter feito nada melhor.

E se a sua caminhada acabou, ainda tem muitas pessoas em suas diferentes jornadas que vão cuidar de seus próprios jardins, quem sabe, inspirando-se no seu.

Bec
Enviado por Bec em 16/11/2013
Código do texto: T4573039
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.