A Miss Universo será Nossa!

Diz-se provinciano aquilo que não é próprio da capital, do centro urbano ou da metrópole.

E foi assim que a segunda-feira bruta – dia que a letargia se apossa de todos, que se sente a ressaca do final de semana, que podia ser comemorado o dia da preguiça – conheceu o inusitado.

Parecia os anos 50 em que o populismo se grassava e o suposto progresso eram mascarados com desfile de celebridades opacas e passageiras feito cometa e eventos que douravam àqueles anos.

Neste dia, os calçadões da cidade foram tomados por rostos em ponto de interrogação:

- O que é isto? Por que este desfile? O que está ocorrendo?

Nos edifícios, em janelas aqui e ali, outros semblantes anônimos vieram observar o burburinho, aumentado em alguns pontos fugindo do cotidiano, do desfile que atravessava o confuso e, mesmo assim, pacato trânsito da via comercial.

Na frente ia o carro de bombeiro que lentamente seguia fugindo de sua rotina de resgatar gatos, acudir incautos, apagar brasas de cigarro. Pois, agora levava duas beldades que com a mão direita em concha acenava depois de muitos ensaios do gesto para quem com curiosidade lhes olhassem.

No meio da legião dispersa, que andava ou parava para decifrar o ocorrido, ia um rapaz com suas lentes fotográficas para registrar segundo sua diretora aqueles momentos em que as pessoas mais se aglutinavam para dar impressão faustosa. Vez ou outra ela dirigia a ação do mesmo:

- Fulano, agora no alto... Aquele prédio tem mais gente em suas janelas... Tira, tira, tira a foto! Rápido!

...e lá encima, a Miss sorria amarelo e dava adeus mecanicamente para o povo da província. Se o Brasil daqueles tempos teve Marta Rocha, Barbacena, pós-moderna, fez a “Senhorita Minas Gerais” sem perder seu provincianismo.

...e as vias públicas continuam com seus buracos que estragam as suspensões dos nossos carros, o IPTU continua caro e os impostos aumentam astronomicamente para pagar o carro do Corpo de Bombeiros e seu combustível que são públicos.

Mas não importa, a Miss é nossa e será “Universo”!!!

Leonardo Lisbôa

Barbacena, 15/11/2013.

Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 15/11/2013
Código do texto: T4572372
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.