TONIQUINHO O GAROTO CLASSE "B"

Eu sou um dos infelizes garotos classe "B".

Classe B? Que é isso?

Ora, há a classe "A" dos afortunados meninos que tem tudo o que queres pois, se por acaso, a Mamãe se nega a comprar alguma extravagância, o Papai, a Vovó ou algum Titio acaba comprando. É a classe dos mais felizes.

Na outra ponta temos a classe "C" que todo mundo tem pena porque a mãe e doméstica informal, ganha menos do que o salário e o pai ... bem, o pai ninguem sabe ...

E existe a desventurada classe "B" a qual eu pertenço.

Temos o estritamente necessário para viver, uma casa financiada a perder de vista, alimentação frugal e o minimo possivel de roupas, calçados, etc.

Na escola,, os "Classe "A" tem cadernos com capa colorida, o melhor material, tudo o que é necessário, digo, tudo o que eles querem.

A classe "C" recebe um kit com todo o material necessário e sempre têm uma mochila semi- nova que algum menino da classe "A" lhes deu. Usam roupas e calçados de marca que deixaram com pouco ou nenhum uso e todos os brinquedos que estão sobrando na casa deles.

E nós, que não somos ricos para ter novos, nem pobres para ganhar usados só temos coisas vagabundas. O material escolar mais barato que existe, roupas de liquidação e a mochila ordinaria do ano passado ou do repassado ...

E meus' pais ainda acham que eu tenho o que agradecer a Deus por ter um teto, não passar fome nem morrer de frio. Ter pais honestos que trabalham, pagam suas contas em dia. têm o nome limpo.

Agora, aproxima-se o Natal´.

Eu odeio o Natal!

Não! É claro que venero o Menino Jesus, não tenho nada contra ele, mesmo porque sei que ele não é o culpado de minha desdita, mas, pensando bem, quem é?

O Menino Jesus foi pobre como eu e era feliz,  mas ele era Santo e eu não sou.

As vitrines enchem-se de tentações. Roupas bonitas, brinquedos sofisticados, guloseimas tentadoras, mas tudo é muito caro, meus pais não têm dinheiro e não podem fazer dividas porque têm medo de não poder pagar e sujar o nome.

Há mais de cinquenta anos, o governo criou o Abono de Natal, um dinheiro extra que os trabalhadores recebiam às vèsperas do Natal e destinavam-se às comemorações.

Com o tempo esse abono transformou-se no "décimo terceiro salário" que o passoal gasta por antecipação e quando o recebem têm tantas dívidas estourando que acabam gastando tudo e fazendo novas dívidas. que vão rolando ató o próximo extra.

Natal é festa colorida para os meninos ricos que ganham um montão de presentes e têm uma ceia tão farta que às vezes nem querem comer.tudo.

Os assumidamente pobres recebem Cestas de Natal com uma porção de coisas gostosas e sempre há campanhas de arrecadação de brinquedos para serem distribuidos.

E nós que não somos tão pobres ao ponto de receber esmolas nem ricos o suficiente para comprar o que queremos, como é que ficamos?

A bicicleta que venho pedindo a tanto tempo me é prometida para o dia que chover dinheiro no meu quintal ( meu pai me disse isso com outras palavras...)

E a ceia?

--Pra que ceia? Vamos dormir cedo e para o almoço de Natal, teremos um frango assado e um pudim de leite condensado.
.
E quando o garoto reclama muito a mãe procura explicar:

--Nos não temos dinheiro!

-- Então deixe eu por uma carta no correio com o pedido de um brinquedo. Quem sabe eu ganho!

-- Imagine! Isso é para as crianças pobres. Você tem tudo o que realmente precisa e com o décimo terceiro deste ano vou pagar o seu dentista.

Agora me digam francamente:

Pode haver desgraça maior do que ganhar um tratamento de dentes de presente de Natal?
 
943003.jpg
Maith
Enviado por Maith em 14/11/2013
Reeditado em 14/11/2013
Código do texto: T4570595
Classificação de conteúdo: seguro