PVT

Quem navega na rede, troca emails com freqüência e participa de listas de discussões do yahoo sabe bem o que é um pvt (abreviatura do inglês "Private", privado, em particular), que rola paralelo às conversas em aberto dentro dos grupos.

É através dos pvts que cutucamos a amiga para nos ajudar com algum poema ou crônica, pedimos uma imagem ou música, contamos nossas mazelas particulares. Mas é também através deste meio que muita gente faz intriga. Ou seja, assuntos que existiram somente no privativo, passam a rolar nas listas, em aberto para todo mundo ver. Através do pvt tornado público muita gente se tornou famosa ou, ao contrário, caiu no ostracismo.

Os assuntos são os mais diversos. Vão desde a nova paixão da Fulana de Tal até a discussão da cor da calcinha da Ana Cicrana. Mas tem também o pvt ameaçador que é quando o remetente usa e abusa do particular para fazer ameaças como: "Vou colocar no ar tudo o que sei sobre você. Tenho tudo o que me enviou gravado em cd!"

O email em pvt é usado por todos que escrevem na internet, e parte do princípio que o destinatário vai respeitar a privacidade do remetente, não escancarando seus segredos a outras pessoas. Mas a confiança é sempre relativa e um grande amigo da gente pode achar que pode repassar o email (em pvt) a um outro amigo, que já não é tão amigo do nosso amigo e aí a merda se espalha. Já foi! Impossível retorno. Danou-se o segredo!

Nem todo mundo respeita uma privacidade alheia. Nem todo mundo tem esse refinamento discreto de não abusar da confiança do outro. Nem todo o mundo é confiável. E às vezes, a indiscrição parte de quem menos se espera.

Quem já foi vítima de pvt pode dizer: é uma sensação terrível de incapacidade diante da traição do amigo confidente. Depois de um atentado destes fica-se desconfiado quando se recebe algum pvt onde rola fofoca. Será que vai ficar somente entre as pessoas do pvt, ou será que alguém vai 'abrir' (colocar nas listas pra todo mundo ler)?

Acho o fim da picada quando as pessoas fazem isto, ou seja, colocam assunto que foi tratado no particular pra todo mundo ler na net. É uma violência muda. Arrasa com a confiança de qualquer um. Fica-se impotente diante da mesquinharia.

No pvt já se construiu e já se destruiu muita amizade. Muito grupo se fez ou se desfez.

E mais uma vez eu concluo: o mundo virtual é uma cópia do mundo dito real. Tem todos as qualidades e os defeitos humanos. Igualzinho.