SOMAR OU SUBTRAIR? MULTIPLICAR OU DIVIDIR?
Matemática sempre foi o algoz de muitos estudantes. Mesmo nas quatro operações básicas ela é o bicho papão de crianças e adolescentes. Mas mesmo uma criança sabe que é mais fácil somar do que subtrair, multiplicar do que dividir.
Se levarmos essas operações para nossos comportamentos em sociedade, eu me pergunto: por que será, então, que há tanta subtração e divisão? Subtraímos nas situações em que isolamos alguém que não é da nossa cor, que não tem a mesma opção sexual, que professa outra doutrina religiosa. Subtraímos quando praticamos bulling contra o feio, o gordo, o pobre, o homossexual. E, de subtração em subtração, vamos dividindo a sociedade em grupos, em minorias, preconceituando e julgando como juízes implacáveis e donos da verdade.
Por que não somar, se é mais fácil? Por que não trazer para o nosso lado, conviver e fazer um pouco mais feliz aquele que não é igual a nós? Se podemos somar laranjas, bananas, maças, morangos, uvas e fazer uma gostosa salada com frutas tão diferentes, por que não pode ser assim nas relações humanas?
O que eu tenho ou sou de melhor que não posso somar e somar e somar, multiplicando as relações harmoniosas e pacíficas? Não é da soma de tons que se multiplicam as cores do arco-íris? Então, de soma em soma, vamos multiplicando a compreensão, o perdão, a aceitação que, com certeza, terão como resultado a paz. Que começa dentro de cada um de nós, à medida que vamos nos libertando do preconceito, do orgulho e da mesquinhez. E multiplicando cada coração regenerado no bem, teremos a tão sonhada harmonia entre os povos e a paz da nossa querida mãe Terra.
Somar ou subtrair? Multiplicar ou dividir? A escolha é de cada um de nós...