Como tudo começou a dar errado

Mendigos, bêbados e drogados do Setor Comercial Sul, que durante o horário de almoço são vistos deitados, jogados, esparramados no meio das calçadas, como se estivessem mortos, e quem sabe estejam mesmo, vocês que de vez em quando até recebem um olhar curioso, mas não mais do que isso, vocês que já não despertam mais a menor compaixão, e que são o motivo das pessoas reclamarem por mais segurança, a vocês eu peço que tirem essa dúvida que me assalta sempre que os observo: como foi que tudo começou a dar errado?

Isto é, alguma coisa deve ter acontecido. Não me venham dizer que sempre foi assim, que já nasceram neste estado e que este é o karma de suas vidas. Eu até admito que vocês não tenham sido bebês planejados, que muitos não tenham tido um pai e que vários não tenham tido sequer uma mãe, mas digam lá: não houve ao menos uma pessoa que se abaixasse diante do berço em que vocês dormiam e dissesse aquelas coisas engraçadinhas que se diz para todos os bebês? Será que nunca disseram a vocês “que bebê mais bonitinho”? Por Deus, como era a vida de um bebê mendigo, bêbado e drogado? Com que tipo de coisas vocês brincavam? Ou será que é como as pessoas dizem, e vocês já nasceram bandidos, ou no mínimo maldosos?

Eu acredito que vocês também foram crianças e que falavam uma porção de frases inocentes, capazes de divertir e encantar os adultos. Também imagino que aquilo que pôs tudo a perder, e que eu não sei o que foi, aconteceu muito cedo. Mas também sei que não aconteceu de imediato: sem dúvida foi um longo processo até vocês chegarem a estar jogados como mortos na calçada por onde passo. E eu apenas queria saber o que foi que desencadeou tudo isso, qual a escolha, qual a dor, qual a carência, qual a dificuldade que não foi resolvida no tempo certo e por isso cresceu, cresceu tanto que hoje ninguém mais sabe como resolver.

Mendigos, bêbados e drogados do Setor Comercial Sul: como foi, meu Deus, que tudo começou a dar errado?

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 11/11/2013
Código do texto: T4566138
Classificação de conteúdo: seguro