Matheus é um menininho de sete anos.
Sua carinha é tão inocente que ninguém imagina o que sua cabecinha é capaz de maquinar. 

Dias desses, ele se levantou sem grandes problemas para ir à escola, mas quando viu que estava chovendo... 
— Ai mamãe, que dor de barriga! Não posso ir para a escola desse jeito! 
Inajara não deu à mínima. — Não se preocupe meu filho!Quando a chuva passar sua dor de barriga passará junto. 

O pobre Matheus teve que ir para a escola. 
Não demorou muito o telefone tocou. 
— Alô! 
— Bom dia!Poderia falar com a mãe do Matheus? 
—Ela foi trabalhar. Pode falar comigo. Sou o pai do Matheus. 
—Senhor Marcos? 
— O próprio!O que o Matheus aprontou agora? 
— Imagina... O pobrezinho não aprontou nada! 
— Nada? Marcos coçou a cabeça. — A senhora ligou para a casa do Matheus certo? 
— Claro que sim, Sr.Marcos! O coitadinho está com muita dor de barriga e me disse que avisou à sua esposa, veja só! 
—Poxa! Marcos estava intrigado. — Tudo bem. Vou agora mesmo buscá-lo. 

Quando Marcos chegou à escola a professora o chamou de lado. 
— O pobrezinho está tão abatido, calado... 
Marcos concordou, agradeceu à professora e levou Matheus para casa.

Mal abriram a porta de casa, o telefone tocou e o próprio Matheus atendeu. 
— Matheus?Como você está?A mamãe está tão preocupada... 
—Que nada mamãe!Eu estava com dor de barriga de sono e vontade de jogar vídeo-game! 
— O quê? Inajara olhou atônita para o aparelho enquanto ouvia vindas do outro lado da linha, as gargalhadas de Matheus.