Palavras que tocam o coração
Um dos segredos da boa comunicação está em tocar o coração das pessoas. Muitas vezes este tocar depende de oportunidade, momento e até coisas tipo nacionalismo. Lembro-me de algumas passagens que me tocaram e que para outras pessoas tocaram mais.
Aquela ocasião em que um cego mendiga em Paris com uma mensagem escrita num quadro negro: "Sou Cego e não consigo trabalhar", não tocava o coração das pessoas. Uma pessoa se aproxima apaga aquela mensagem e rabisca outra, depois quando mais tarde volta para ver o resultado, o chapéu do cego estava cheio. O cego percebeu que era a mesma pessoa que escreveu em seu quadro e pergunta: O que você escreveu ai que deu tanto resultado? Ele respondeu:
Hoje é primavera em Paris e eu sou cego!
Estas palavras tocaram de maneira singela o coração dos passantes, que responderam ao apelo.
Outra lembrança é de uma piada sobre argentinos, que historicamente por rivalidade no futebol são mais do que nossos adversários:
Estavam dois argentinos mendigando na rodoviária de São Paulo, resolveram se separar para melhorar o rendimento, marcaram um encontro a tardinha para lancharem juntos. Ao se encontrarem um perguntou ao outro quanto tinha conseguido, o mais novo puxou uns trocados do bolso e contou R$ 15,00, o outro falou, para quem está começando não é pouco, e ato continuo contou a sua receita, R$315,00. O novato se assustou e perguntou: Como foi isso? Ai ele mostrou seu cartaz apelativo:
"Soy Argentino e estou desempregado, falta apenas Um real para eu voltar para Buenos Aires".
Palavras oportunas que captam o sentimento de um povo. Não sei se realmente aconteceu, mas se não, como piada é um sucesso.
Outras palavras em ocasiões oportunas tocaram o coração das pessoas, mudando sentimentos e os rumos delas. Basta captar a oportunidade, o sentimento e colocar as palavras de maneira adequada.
O maior mestre dos últimos tempos é o nosso ex-presidente. Não tiveram força os bons argumentos da oposição, como os insucessos dos países socialistas, Cuba, Alemanha oriental, Russia e ainda, atualmente, a tendência da gigante China socialista para o capitalismo.
Lula captou os anseios do povo menos favorecido e tocou o coração das pessoas humildes, que é sem duvida a grande maioria dos seus eleitores. Sem chance para oposição, principalmente se o Brasil ganhar a copa de 2014.