Como?!?!?!
Não deveria ser ao contrário? A Venezuela pagar a dívida com os Exportadores brasileiros? Claro! Esta deveria ser a lógica dentro dos princípios de honestidade comercial e do bom caráter de ambos os lados. Mas, não é o que nos parece.
Tratasse de um esquema maquiavélico, que irá sugar recursos dos brasileiros, com proposta e aval do Planalto.
Sabe-se que Maduro enfrentará, no dia 08 de dezembro, eleições municipais. Que a situação econômica da Venezuela está para lá de caótica.
Sofre, ainda, sério desabastecimento nas prateleiras dos Supermercados. Que não de agora. Empresários brasileiros já foram levados a exportarem, até o papel higiênico, para suprir aquele mercado. Até o momento, não receberam o devido ressarcimento. Por enquanto, há uma forte desconfiança de calote.
Acontece que a Venezuela precisa reabastecer as prateleiras dos Supermercados, com certa urgência, para que Maduro possa enfrentar estas Eleições, com certo respiro de alívio.
O governo do PT, caridoso, tem anistiado dívidas de muitos País para com nossa Nação. Uma das últimas foram com países africanos.

“Presidentes de países africanos que tiveram débitos anistiados por Dilma são investigados por desvio de dinheiro público.

Responsáveis por mais da metade da dívida de R$ 1,9 bilhão de países africanos com o Brasil — 80% da qual o governo Dilma decidiu perdoar —, os ditadores de Congo-Brazzaville, Gabão, Guiné Equatorial e Sudão são investigados na Europa e nos Estados Unidos por desviarem milhões de dólares de dinheiro público para enriquecimento pessoal, revela José Casado. O perdão, que precisa de aprovação do Senado — já concedida no caso do Congo—, custará R$ 8 a cada brasileiro.” O GLOBO – 04/08/2013.

Bem! Como esta operação esdrúxula poderá ser realizada se a Venezuela não tem Dólares para realizar exportações?
O Brasil está propenso a lançar mãos do Programa de Financiamento às Exportações do Banco do Brasil (PROEx).
Epílogo da comédia PTchavista.
“O risco de calote dos importadores venezuelanos seria assumido pelo Banco do Brasil.”
Abrindo possibilidade para novas e urgentes importações para a Venezuela, aliviando a situação de Maduro nas próximas eleições Municipais.
E nós brasileiros? Certamente, neste faz de conta, não temos nenhum problema interno. Somos o paraíso para governos e governantes corruptos...
 
(*) Baseado em Artigo publicado no Editorial do Estadão (SP) de 07/11/2013.

(*) Imagem Goglle
Mané das Letras
Enviado por Mané das Letras em 07/11/2013
Reeditado em 07/11/2013
Código do texto: T4560933
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.