QUEM NÓS SOMOS

Sempre me perguntavam o que queria ser quando crescer. Sempre me perguntei o que eu seria quando crescer. E agora que cresci ninguém mais me pergunta, apesar de sempre ver nos olhos de quem me vê a dúvida sobre o que eu sou. E eu continuo me perguntando: O que eu vou ser? Ou o que eu sou?

Pensava em ser médico, investigador, delegado, astronauta e até mesmo seguir a profissão do meu pai de carpinteiro.

Hoje eu vejo o médico, o investigador, o delegado, o engenheiro, o carpinteiro, o empresário o professor e fico me perguntando, quem são essas pessoas? Quero dizer, é a profissão que a pessoa tem que as define como ser humano?

E tudo isso eu refletia enquanto corria e fazia os meus exercícios na orla da praia.

Eu via o médico, o dentista, o bombeiro e todas aquelas pessoas, conhecidas na cidade pela profissão que exerce. Elas se sentiam tão importantes, e de fato são.

Entretanto olhei para o lado e vi o lixeiro, ele não se sentia tão importante. Porém seu trabalho era tão importante. E pensei: por que o médico se sente mais importante que o lixeiro? Por que eu me sinto mais importante que o lixeiro?

E sai notícia no jornal nacional: Lixeiro encontra mala de dinheiro e devolve para o dono!

Será que o médico, advogado, dentista e até mesmo eu devolveria?

Cheguei a seguinte conclusão: que independentemente da profissão que me rotula, o que define quem eu sou não é o que eu faço para ganhar dinheiro, porque até mesmo o ladrão ou traficante roubam para comprar pão e ter os mesmos tipos de ostentação que todo mundo quer.

Em verdade vos digo: as pessoas só querem ter as “coisas”, porque as outras pessoas se importam. Se ninguém se importasse com o carro que você anda, com a roupa que você usa, com o celular que você tem, a verdade seria que você não iria querer possuir nada disso, porque todo mundo lá no seu intimo sabe que não precisa de nada disso.

Então me perguntando novamente quem eu sou? Eu respondo para mim e para os outros: eu sou o que os outros querem que eu seja.

É assim, quem não sabe quem é. Vive para os outros. É apenas um perfil numa rede social, alguém sem identidade moral.

Brenner Vasconcelos Alves
Enviado por Brenner Vasconcelos Alves em 07/11/2013
Reeditado em 07/11/2013
Código do texto: T4560695
Classificação de conteúdo: seguro