CALAR ?!

Às vezes, calar sobre o que nos incomoda pode parecer, aos outros, sinal de inteligência e à nós próprios, quase sempre significa sacrifício e uma espécie de exercício solitário na tentativa de se manter a paciência, a resignação, a aceitação de uma situação contra a qual não temos forças para vencer. Calar parece, quase sempre, a melhor saída mas… será mesmo ?

Há um ditado que diz que “a palavra é de prata e o silêncio de ouro”, contudo, ouso questionar essa linha de pensamento, pois que ela, certamente, deve se aplicar a muitas das situações com as quais nos defrontamos diariamente mas não creio que ela se aplique a TODAS !

Me ocorre a esse título perguntar se teriam os Escravos se libertado se tivessem se mantido calados sob as chibatas dos seus senhores ? O que teria Hitler feito se o mundo se calasse à sua tentativa de o dominar ?

Jesus, se ao mundo viesse e guardasse silêncio sobre a Sua Palavra, ele, muito provavelmente, não teria sido crucificado mas, e a Sua missão ? Como ele a poderia levar a cabo se calado se mantivesse ? Terão sido as Suas palavras de prata e o Seu silêncio de ouro ?

Há, no meu parco entendimento, uma linha muito tênue que separa o silêncio sábio daquele do covarde. O que nos fortalece e o que nos torna tiranizados.

Ofereço-me a escrita quando me vejo diante desse tipo de dicotomia e, certamente que me “escondo” dos olhares e falas dos meus algozes às eventuais afrontas que a eles dirijo aqui, nesse “cantinho”, oferecendo-lhes, se me quiserem julgar e condenar, o espaço democrático dos comentários.

A Democracia, por acaso, não se sustenta no silêncio da aceitação daquilo que nos querem impor, quase sempre de forma “silenciosa”; ela própria somente se mantém através da troca de palavras, da discussão das ideias, do enfrentamento e das muitas vozes que vão à ruas bradar pelos seus direitos quando esses se “tornam de ouro” para os Legisladores e " de fel" para o Povo.

O meu silêncio matinal desta Segunda-Feira me incomodou tanto que não resistí e então… escreví !

Se a palavra for de ouro e o silêncio de prata, do quê será feita a escrita ou mesmo a sua leitura ?

Leandro JP Sousa
Enviado por Leandro JP Sousa em 04/11/2013
Reeditado em 30/11/2013
Código do texto: T4555654
Classificação de conteúdo: seguro