UM DIA DE VITÓRIA




UM DIA DE VITÓRIA

Um domingo de sol. Adverso, que sou muito clara e pele sensível. Mas o médico disse que estou com pouca vitamina D. Tenho que tomar sol e andar. E não faço isso de jeito nenhum, é uma luta de vida vencer a preguiça e o hábito.
Passados muitos anos, hoje, eu fiz isso.
Na verdade antes de fazer e sair, foi uma luta enorme entre viver e morrer.
Mas alguma Coisa Boa acabou me dando a força de vencer essa resistência.
Não ando só mais. Receio despencar e precisar de socorro. Só ando de braço dado com uma empregada. Mas não é prezeiroso propriamente, só pura necessidade
Botei um vestido qualquer e a bengala, mas a bolsa a tiracolo já foi esforço demais.
Fui devagarzinho para nenhum carro de rua me pegar.
O dia bonito, mas nem liguei.
Muita gente na rua fazendo a mesma coisa, para minha surpresa, principalmente velhos. Muitos em piores condições que eu. Sol muito forte queimando a pele; vou ficar marcada, lembra um resto de vaidade. Mas preservando a saúde é o que importa.
Não foi fácil, mas consegui chegar ao Vila Rica e pedi uma mesa na calçada em pleno sol e um café forte e pão na chapa.
Nenhum prazer, mas observando as pessoas e a vida. E conferi que esta saída é hábito de muita gente. Todos querem viver!
Um belo domingo, e os cariocas vivendo motivados seu domingo.
Eu só pensava na dificuldade de voltar e vencer.
Para tudo eu sou muito só.