Assalto no passeio público, em Fortaleza

Ontem, dia 18 de abril de 2007 eu fui assaltado no calçadão de Fortaleza. Um ladrão de bicicleta, armado de faca, se aproximou de mim de forma agressiva e me exigiu o celular. O celular que estava no bolso de minha calça. Eu havia usado o aparelho uns dez minutos antes, para passar uma informação em casa, como ele sabia que eu estava com o celular naquele bolso? Será que havia informantes na praia? Indignado com a violência da criatura, fui procurar o policial que estava a vinte metros de distância de mim, bem em frente ao Sorvetão, ao lado do Náutico. O policial me falou que não viu o assalto, é mole? Dá para acreditar que um homem treinado para defender a população não veja um assalto, com as pessoas gritando de longe, falando com o assaltante, a pouco mais de dez metros de distância dele (policial)? Fortaleza está um perigo, eu sabia que existiam criaturas atacando a população de bicicleta, mas jamais pensei que fossem ter a ousadia de atacar desta forma numa via movimentada como o calçadão.

Conversei com o policial e perguntei como pode uma pessoa andar de bicicleta em cima do calçadão, colocando em risco as outras pessoas que usam a via. O homem me respondeu que aquilo era da alçada da polícia municipal. Eu perguntei por que não tinham policiais municipais e ele me disse que na semana passada, um figurão estava passeando de bicicleta na calçada e o policial municipal foi colocar ele para a via correta e foi detido, por que o camarada era amigo da prefeita! Pode?

Eu fui assaltado por que um amigo da prefeita quer andar de bicicleta em cima da calçada, pode? É contra a lei. A lei só serve para punir aos pequenos, no país dos mensalões?

Por que não se acaba com os assaltos? Por que não se coloca estes desocupados para fazer alguma coisa de produtiva, como consertar as estradas ou plantar nas áreas livres do país? Por que não fazemos alguma coisa. Existe algum paralelo entre a bandidagem nos governos e a bandidagem nas ruas?