Um pouco de pão

O homem se aproximou do primeiro da fila na parada de ônibus e pediu dinheiro para comprar um pouco de pão. Disse que se fosse necessário comeria o pão na sua frente, só pra provar que não pretendia comprar drogas. Mas o primeiro da fila já não ouvia mais nada: virou o rosto tão logo se falou em dinheiro. O homem se aproximou então do segundo da fila, que calhou ser eu mesmo. Dei a tradicional resposta que não tinha trocado comigo, o que era verdade. Sua reação foi um educado agradecimento. A garota atrás de mim se saiu ainda melhor, porque acrescentou um comovido “se eu tivesse algo, com certeza ajudaria”. E o homem novamente agradeceu.

Na sequência da fila estava uma mulher que o Nelson Rodrigues chamaria de gorda e patusca como uma viúva machadiana. Ela nem ao menos se dignava a olhar para o homem à sua frente. Este, reparou então na sacola que a mulher carregava, o que deu início a um animado diálogo: “Olha só! Você tem pão aí dentro!”. “Tenho sim! É pros meus filhos! Vá trabalhar que você vai ter também”. “A senhora um dia vai precisar pedir que nem eu. Te rogo uma praga!”. “Pois rogue que ela volta pra você”. “Então já voltou, e eu te mando de novo!”. E continuaram nessa discussão por algum tempo, até o homem se afastar.

A viúva machadiana virou-se então para nós e começou a se queixar de tamanho atrevimento. Buscava o nosso apoio, mas eu nem ao menos me dignava a olhar para a mulher à minha frente. Logo em seguida apareceu uma senhora vendendo doces, e a mulher aproveitou a deixa: “Ele devia fazer como a senhora”. E como àquela hora sua fome era insuportável, abriu a carteira e comprou alguns doces. A garota atrás de mim, aquela que só não havia ajudado porque não tinha dinheiro, virou-se para a vendedora e falou: “E pra mim me vê dois desses”. Era um dia de sol, e a garota ainda me perguntou as horas. Faltavam três minutos para as quatro, e nós tínhamos um grande problema na nossa vida, porque aquele ônibus não chegava nunca.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 01/11/2013
Código do texto: T4551694
Classificação de conteúdo: seguro