OUTUBRO NO HEMISFÉRIO ROSA

Em outubro, os holofotes mundiais se voltam para o hemisfério rosa. Um hemisfério feminino com dois montes, interligados por um vale, de onde jorram leite e mel naturalmente, como herança, quase sem burocracia. A autenticação acontece de imediato na primeira troca de olhares e entre os batimentos cardíacos de mamãe e bebê. E o reconhecimento dessa firma amorosa vai sendo feito sem pressa, em casa, em banco de praça, a cada três horas, ou quando pintar fome, frio ou ansiedade.

Evidente que digito esse teclado com tranqüilidade e desvelo, pois discorro sobre um hemisfério tão meu - mulher e mãe.

Uma vez ouvi uma nutricionista falando sobre a importância do aleitamento materno, para uma platéia de futuras mamães, o seguinte:

_ Quem amamenta é a cabeça! enfatizou e logo após, amenizando o tom, cantarolou _ É a cabeça, irmão!

E é essa mesma cabeça, o cérebro bem informado da mulher, que traz para o hemisfério rosa, não apenas a possibilidade de nutrir as crias, mas de salvaguardá-lo do câncer, procurando fazer os exames clínicos e a mamografia indicados. Além de orientá-la para manter uma rotina alimentar e social saudável, longe do tabaco e do álcool e incentivando-a a fugir - sair correndo mesmo! - do sedentarismo, a fim de melhorar o condicionamento físico e diminuir o nível de estresse.

_Corro exatos 42,2 minutos _afirma entusiasticamente uma ex-colega de escola que encontrei sábado _Uma maratona diária.

Sete maratonas por semana, nossa! Feito esportivo surpreendente até para corredor queniano! _ penso em voz alta e ela ouve, claro.

_Ah, mas não é bem assim não, ela explica _na maratona são 42,2 quilômetros, óbvio! _ mas para mim a assiduidade é o que conta para a manutenção da saúde e do meu bem-estar. No mais, tempo e distância são detalhes, detalhes!

Como tratamos aqui de mulheres de peito muito bem humoradas, perfeito!

Bravo, acenando, eu grito para ela, bravo! Enquanto a atleta, em seu turbo-tênis branco, parte em busca de mais uma olímpica medalha.

Em outubro, o Cristo no Corcovado, o Soldado no Monumento Constitucionalista, o Eiffel na Torre e o Visconde de Itaboraí no Palacete, iluminados de rosa, além de proporcionarem uma leitura visual graciosa e relevante para a preservação da vida no hemisfério rosa, declaram por ele o seu grande amor e imensurável respeito.