CONVIVER É DIFÍCIL.

Por vezes ouvimos isso. Realmente conviver é difícil, como também é verdadeiro dizer, viver dá trabalho. Por quê? A heterogeneidade é múltipla, incontável e gigantesca.

Vamos partir para pequenos exemplos. Se formam tribos por estágios educacionais, vivem insuladas em seus guetos, particularizadas em limitações que todos têm segundo graus maiores e menores. Muitos a quem você começa discorrer sobre algo acham que você é de outro planeta por mais que se queira caminhar na simplicidade em externar algo. É difícil se fazer entender. Por vezes você faz um elogio e a deficiência da pessoa a quem você se dirige é tanta que acha que foi uma agressão. É verdade, a ignorância é tamanha que se chega a esse absurdo. Um texto óbvio resulta em sânscrito, língua morta. Então surge ou não a compreensão.

Mas o nível educacional no Brasil tudo demonstra nesse sentido, ignorância, desde a representação política, ignara como os representados, ligame perfeito e comprovador, até o mais alto grau de gestão da coisa pública, em falas de primeiros dignitários. Assim se comprova esse lamentável estado de coisas. O vértice da pirâmide define sua base. E triângulo é sabedoria. O espelho irrespondível da sociedade como um todo fica claro, uma sociedade majoritária em ser ignara.

Como se portar? Fica difícil. Se você conhece ciências sociais e o que ocorre no coitado do Brasil e fala sobre isso a alguém, como um taxista, etc, eles ficam surpresos e pedem para que se continue a falar. É a total desinformação. Nas redes, que não frequento, não concedo meus dados infantilmente, mesmo assim violada a intimidade, ou em espaços como esse, ninguém se preocupa com o mínimo do vernáculo, com raras exceções, não importa, são lidos maximamente com toda a agressão vocabular. Não são palavras, são palavrões que desconhecem o mínimo, gênero, número e grau. E basta a verbiagem desviada do mínimo, o que se quer é comunicação, e é válido em termos, comunicabilidade que apregoa o erro crasso, solecismo, deve ser expurgada, não custa estudar um pouquinho que seja a língua.

Só fica difícil enormemente conviver com a total incompreensão, filha da insciência que ninguém pode erradicar, só o dono dela se resolver emendar sua vasta e absoluta insuficiência, fazendo o que não gosta, estudando. Insciência tem solução, persistência no desconhecimento não.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 30/10/2013
Reeditado em 30/10/2013
Código do texto: T4548859
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.