CONJUNTO HABITACIONAL FRANCISCO QUEIROZ! MAS QUEM FOI ELE?

Comentários no link http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2013/10/conjunto-habitacional-francisco-queiroz.html

O prefeito de Manaus, Arthur Neto, descerrou as placas de inauguração de dois conjuntos habitacionais, somando apartamentos do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus – Prourbis, no Bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste, homenageando Helso do Carmo Ribeiro e o Deputado Francisco Queiroz. Todos os 88 apartamentos, 68 no primeiro e 20 no segundo, possuem 45 metros quadrados de área construída, contendo sala de estar, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço, além de área de estacionamento, convivência e playground.

Mas quem foram os dois homenageados? Nas placas de inauguração nada existia além dos nomes, embora um assessor do Prourbis, também confessara que ficara surpreso porque teria ficado uma manhã pesquisando informações para constarem nas placas, mas nada fora colocado. E os Conjuntos Habitacionais foram inaugurados sem informações mínimas e a história terá dificuldades no futuro para registrar a razão das duas homenagens!

De Helso do Carmo Ribeiro, além de ter sido advogado, tio do prefeito e Conselheiro do Tribunal de Contas, foi grande figura pública. Mas como genro do deputado Francisco Queiroz e com quem convivi por longos anos, divulgando suas atividades como advogado e o admirando como político, tenho muito o que falar. Um dia, ao escrever sobre um processo no qual Francisco Queiroz atuava - como citei na matéria veiculada em A NOTÍCIA, com o nome de “Adriano Queiroz”, que era o nome de seu escritório, uma homenagem ao seu irmão, igualmente advogado, falecido aos 54 anos, como chefe da Procuradoria Geral do Estado, durante o primeiro Governo de Gilberto Mestrinho - ele ficou irritado e seu sobrinho e advogado Flávio Queiroz se encarregou de justificar para o então deputado e advogado que “havia apenas confundido os nomes”. Depois, levado pelo seu sobrinho a conhecê-lo, passamos a ter uma amizade profissional constante!

Estavam presentes à solenidade os filhos do homenageado: advogados Raimundo de Queiroz Neto e Yara Marília de Souza Queiroz e Vera Queiroz Marques, assistente social, casada com o administrador de empresas e escritor Carlos Coutinho Marques. Os filhos do deputado ajudaram o Prefeito Arthur Neto a descerrar a bandeira que cobria a placa de inauguração.

Mas quem foi o deputado Francisco Queiroz? Ele nasceu em 1928, na comunidade do Cambixe, na Fazenda Baturité, filho de Raimundo Queiroz e Francisca Guedes de Queiroz, e faleceu aos 59 anos, em 1987, durante processo cirúrgico cardíaco com o Dr. Zerbini, em SP. A fazenda Baturité era uma homenagem a uma cidade do interior do Ceara, de onde veio a origem da família para ser um dos maiores produtores de melancia e fornecedores de leite e queijo para Manaus, nas décadas de 60/70.

Mas quem foi o deputado Francisco Queiroz, que nada informa na placa de inauguração do conjunto que leva seu nome? Como deputado estadual, foi o primeiro político com mandato a apoiar a candidatura de Arthur Virgílio Neto porque viu naquele jovem uma promessa de oposicionista determinado, com discurso libertário contra o Governo Militar, que usava cabelos caídos a testa, calçava tênis e vestia calça jeans, durante sua primeira campanha à deputado federal, ao lado de Gilberto Mestrinho, que voltava do Rio de Janeiro para disputar o Governo do Amazonas.

Nas duas primeiras campanhas juntos, as camisas de campanha de Francisco Queiroz/Arthur Virgílio Neto, um buscando a reeleição e, outro, tentando se eleger deputado federal, foram todas pintadas à mão por Maria Luiza Queiroz, esposa do deputado, mas também uma exímia pintora e a primeira acordeonista a se apresentar ao vivo no Amazonas, na Rádio Difusora, com o pseudônimo de “Yara Marília”. Francisco Guedes de Queiroz, além de advogado, foi político por 28 anos, sendo 26 deles como deputado na Assembléia Legislativa do Estado e dois anos como vereador na Câmara Municipal de Manaus.

O deputado Francisco Queiroz, conheceu Arthur Virgilio Neto por intermédio de seu pai, o advogado Arthur Virgilio Filho. Decidiu ajudá-lo, apresentando-o aos seus eleitores e levando-o ao interior aonde ainda era desconhecido, em sua primeira campanha. Muitas vezes quando se reuniam na casa do deputado estadual para avaliação de campanha, Maria Luiza deixava a casa no Conjunto Uirapuru para comprar “churrasco viajando” para servir aos cabos eleitorais e aos dois candidatos às respectivas vagas, quando das caminhadas na campanha eleitoral.

O deputado Francisco Queiroz, militando sempre pelo MDB, foi um dos que votou contra a cassação de Arlindo Porto, mas foi voto vencido e o parlamentar terminou cassado pelos seus próprios pares, por incrível que pareça, sem a imposição do Governo Militar, mas teve seu mandato restituído anos mais tarde por propositura do deputado estadual Arthur Bisneto, filho do atual prefeito. Francisco Queiroz foi um deputado oposicionista simples, honrado, honesto e que entregava todo o dinheiro recebido de suas atividades no parlamento do Amazonas nas mãos de sua esposa Maria Luiza Queiroz. Ela é quem administrava suas despesas...

carlos da costa
Enviado por carlos da costa em 25/10/2013
Código do texto: T4542064
Classificação de conteúdo: seguro