Beagles ao Mar

 
"Um indivíduo cai na água e está se afogando. Não temos um salva-vidas, então vamos arremessar 1.000 cães na água."
Dr. Ray Greek em metáfora sobre os testes com animais

Paradoxal esse roubo dos beagles do Instituto Royal, né? Embora seja catártico ver os cãezinhos a salvo daquele inferno, a lei brasileira permite testes em animais. Gandhi disse que devemos desobedecer leis injustas. Quem sou eu pra discordar de Gandhi, mas penso que leis injustas devem ser derrubadas, não apenas descumpridas. Ou se perpetuarão as injustiças, e os justos é que serão os bandidos.
Para esta lei em especial, não basta o argumento dos ativistas, de que é crueldade torturar e matar animais por nossa necessidade de cosméticos, produtos de limpeza ou medicamentos.
A isso, nossos legisladores especistas, baseando-se em pesquisadores desinformados ou, tão somente inescrupulosos, arguirão com a máxima: precisamos dos testes em animais para salvar vidas humanas.
Mentira. Tais testes são desnecessários, se não prejudiciais para os avanços da ciência. Se cada organismo humano reage de um jeito a um dado agente externo, de que adianta testar seus efeitos sobre outras espécies animais?
Por anos, a indústria tabagista refutou as acusações sobre os prejuízos causados pelo cigarro, argumentando que os animais testados não apresentavam os males, hoje sabidamente atribuídos ao fumo.
A Talidomida era tão segura nos testes em animais, que teve seu uso liberado para gestantes, provocando má formação genética em milhares de fetos.
Mais exemplos? Pesquise: indoprofeno, metoxyfluretano, amianto...
Por outro lado, 98% dos experimentos em animais são abortados em função dos efeitos colaterais observados. Já pensou se chocolate fosse testado em cães?
Dói imaginar que a cura do câncer, AIDS, Parkinson ou Alzheimer já foi descoberta e erroneamente descartada pelos efeitos frustrantes apresentados em cobaias não humanas.
O médico americano Ray Greek afirma que testar substâncias em animais mostra seu efeito apenas em animais e que já há tecnologia para que elas sejam experimentadas virtualmente, depois em tecido humano e, depois em pessoas. E sugere: é preciso inventar a bóia, não jogar cães ao afogado.
E mais. Golfinhos em experimentos semelhantes sobreviveriam. Já o afogado e os cães...



Veja esses links:
50 Conseqüências Fatais de Experimentos com Animais
“A pesquisa científica com animais é uma falácia”, diz o médico Ray Greek
Petição contra testes no Instituto Royal deve atingir 500 mil assinaturas
”Nunca vi animais tão apáticos”, diz Luisa Mell sobre beagles resgatados
Grupos se mobilizam em Brasília contra o uso de animais em testes de cosméticos

Assine petição para que a Fazenda Angolana (para onde alguns beagles teriam sido levados) seja investigada.
Assine petição contra os testes com animais no Instituto Royal
 
Texto publicado no jornal Alô Brasília, em 25/10/2013.