As Novelas e o Ibope

 

     Ultimamente vem-se comentando sobre o ibope das novelas da Globo, destacando que não decola os índices ocorrendo o contrário. Isto leva os críticos tecerem seus comentários sobre a razão de tal fenômeno. 

     Muitos atribuem a saturação dos telespectadores pela mesmice das tramas; a falta de atores com carisma para exercerem um prendimento daqueles que adora uma novela; os mesmos locais onde elas são produzidas, isto é, sempre o mesmo cenário.

     Pois bem, quero fazer minha analise por um outro prisma, dizendo que ao colocar a Globo como referência para falar sobre o baixo ibope das novelas é preciso ressaltar que ela se destaca em produzir novelas sobre as outras televisões, sendo assim é citada neste decrescente de audiência como ponto de referencia. No entanto, é fundamental analisar que de um modo geral há outros fatores também de alta relevância para explicar esta situação que ocorre num todo com a televisão especialmente em se falando em novelas. 

     Hoje há um expressivo aumento de antenas parabólicas, isto leva o cidadão a variar suas opções de entretenimento como esportes, noticias, espiritualidade, documentários, etc. Este fato contribui em muito para a diminuição dos espectadores de novela levando-os a  migrarem para outros canais. Podemos também citar os outros meios de entretenimento como rádios que tem melhorado suas programações tirando telespectadores nos momentos de pico da televisão.  Temos ainda um aumento significativo de aparelhos de DVD, hoje grande parte da população prefere trocar as novelas por filmes, jogos, etc. Porém vejo que o maior vilão é  a internet. 

     Quanto mais pessoas têm acesso a internet, elas preferem fazer esta troca de entretenimento, pois ela (internet) oferece maior interação entre as pessoas, consumindo o tempo de maneira que o internalta fica horas e horas interagindo.  A internet é um meio de comunicação onde dá certo prazer a mais aos que conseguem dominar bem o manuseio da WEB, e ainda, podemos dizer que parte dos internaltas tem apenas a noite para acessar seus e-mails levando-os a permanecer muito tempo frente ao computador. 

     Como ocorreu na mídia escrita em relação aos jornais e revistas, se a televisão também não usar deste recurso aprimorando e se adequando à realidade atual será cada vez menor o índice de expectadores de novelas como também outros tipos de entretenimentos. Em suma, a televisão está deixando de ser a vedete da sociedade como meio de lazer e mesmo como fonte de informações cedendo a várias outras mídias. 

     Finalizando, se a televisão não acordar para esta realidade ( a internet ) e criar condições para atrair os internaltas às suas programações, adequando-a sua grade de programação também pela WEB dando acesso gratuito, não há duvida que o prejuízo comece a ser sentido no financeiro.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 18/04/2007
Reeditado em 03/10/2007
Código do texto: T454098