Tu crescestes, tens dezesseis,

Tu cresceste, tens dezesseis. Olho-te muito e vejo a minha menina, mas ela não está mais lá. Tento reter os traços e manias infantis que ainda manténs, mas a mulher já se desenha por trás da criança. Vejo o afastamento natural da adolescência e a intimidade maior com as amigas, elas são o centro da tua vida. Vejo tudo com um grau mínimo de naturalidade e máximo de dor, já passei por isto com o teu irmão. Mas contigo minha menina, a agonia está sendo maior, pois estou perdendo a minha criança e ao mesmo tempo a minha grande companheira. Quando sentas ao nosso lado para ver televisão no sábado à noite, penso que pode ser o último, pois logo tu começarás a sair à noite.

Admiro a menina afetuosa, estudiosa e cheia de argumentos que criei. Mas a menina - mulher que começa a se definir me assombra pelos conceitos, valores e sentimentos ao quais não consigo entender. Sei que faz parte da vida os filhos crescerem e se tornarem adultos. Isto se constitui em um ciclo natural. Mas, torna-se um paradoxo para os pais, pois ao mesmo tempo em que queremos o crescimento deles para obter certa liberdade, também queremos deter o desenvolvimento. Magoa-me uma dor alucinada ver o distanciamento dos filhos, quando não somos mais necessários. Então se temos filhos de sexos diferentes, as agonias são desiguais, pois vivemos em uma sociedade prevê mais liberdade para os homens enquanto as mulheres, teoricamente, possuem menos liberdade.

Machuca-me, intensamente, a cada "não" que te digo, pois sei que estas na idade de viver, sair e dar risadas. Mas faz parte da nossa história receber negativas, pois nós nos tornamos adultos e vida não se torna uma mãe doce e suave, pelo contrário. Sei que aos poucos vais adolescendo e sabendo diferenciar o certo do errado. Mas, sofro sempre, pois gostaria de te reter numa retoma de vidro, assim deixar lá a minha menina cheia de bailes na cabeça e insônia constante para que não crescesse. Claro que isso não vai acontecer. A minha menina se desenvolverá no ritmo natural das flores: linda, cheirosa e um dia alguém te colherás naturalmente.

21/10/2013

Marisa Piedras
Enviado por Marisa Piedras em 21/10/2013
Reeditado em 22/10/2013
Código do texto: T4535712
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.