RESPEITO

Escrever sobre o respeito é um desafio, mas vou tentar grafar algo sobre este sentimento. Metáforas para o lirismo misturado à realidade podem dar nuances leves ou pesadas às minhas colocações. Se parecer com fatos conhecidos é mera coincidência.

Acredito que nas profundezas da consciência, a dor dilacerante e mesmo errante pelos caminhos dos pergaminhos da mente que não mentem, derrapam e seguram o julgamento desenfreado do chamado respeito.

Respeito é ter sentimento, apreço por alguém, porém outro alguém que sem vintém de reflexão esmaga e, faz desta palavra uma lava de vulcão, dizima qualquer empatia ou estudo de caso.

Assim o respeito vira um sentimento banal, sem eira nem beira não avalia o ganho de um amor familiar em alguns casos quase agonizante, contesta as catástrofes já desencadeadas.

Estas levam tudo, mas “os miúdos” que se agarram nos barrancos, as torrentes acabam levando também os pequenos frutos para os grandes rios da vida.

Sei que respeito não é fazer de conta, não é feito de mentiras, não é oferecido a quem diz afagar ou juntar ao peito por exemplo e, depois encontra todos os motivos para escapar de compromissos.

Todos nós deveríamos saber, que o respeito é um sentimento de reciprocidade.

Respeito, esta palavra deve ser bem estudada.

Zastra
Enviado por Zastra em 20/10/2013
Código do texto: T4533941
Classificação de conteúdo: seguro