O Seu olhar era o Céu
Pátria Amada! Tão robusta sendo subtraída por empresários miseráveis que fazem o refrão do samba com o dinheiro puro. Ficamos assim: mirando os jornais e rezando para que eles não joguem “gás de pimenta" em nossos olhos, onde vemos uma visão distorcida do planeta, onde nesse planeta seus tripulantes nem se quer têm carteira de habilitação. Vamos lá meu povo, também quero saber quem inventou o analfabeto e ensinou o alfabeto ao professor? Até o "malandro" Chico Buarque que canta essa pergunta ainda não sabe a resposta.
"Incrivelmente por destino ou coisa divina, esta crônica foi escrita no ônibus a caminho da escola e eu ainda estava pensando em um final para ela, um final majestoso. No caminho da vinda também no ônibus essa crônica ganhava de presente um final, um diálogo dado por um simpático senhor que me parecia um trabalhador rural, onde sua mente também era o céu, e a crônica continua assim:”
- Garoto, quer que eu segure a sua mochila?
- Não, obrigado senhor mas hoje ela está leve.
Foi assim que já comecei a respeitar e admirar a atitude do Seu Zé, a partir de agora vou chamar ele assim, pois não sei o verdadeiro nome dele e ficar chamando ele de senhor a todo o momento vai misturar um pouco as coisas. Bom, como eu contava a atitude do Seu Zé me deixou impressionado já que o doutor que estava sentado ao lado me parecia muito empolgado com o seu jaleco, mas enfim a educação vai além da profissão, vocês sabem é coisa da casa. Assim como eu pensei acho que outras pessoas também ficariam "matutando" e chegado à conclusão de que Seu Zé teve que deixar a escola e foi trabalhar na roça para ajudar na renda da família, ele interrompe meu pensamento e como se soubesse o que eu estava pensando começa assim do nada a me fazer pergunta daquelas, Qual é? e Quem é?, num é que ele fez com que eu me contradisse totalmente e ficasse feito gato enrolado em barbante. Uma pergunta em particularmente me fez rir e pensar bastante, ele perguntou assim:
- Qual foi o homem mais corajoso do Brasil?
- Lampião, respondo com convicção, pois essa seria normalmente a resposta dada por alguém como ele, achei que seria lógico.
Ele dá uma risada e fala:
- Foi Juscelino Kubitschek porque foi ele que fez Brasília, terra de povo mal-intencionado.
As outras perguntas remetiam a coisas do céu, como aviões e pássaros, pude perceber pelas suas perguntas a fascinação que o Seu Zé tinha sobre esse assunto, para ele o homem mais importante do Brasil era Santos Dumont e ave mais inteligente era o urubu por" viver" no céu, após terminar a maior aula que tive em minha vida ele fala:
-Agora acabou, tirei tudo isso da minha enciclopédia chamada cérebro.
Bom, chega meu ponto de descer do ônibus se despido do Seu Zé e desço, fiquei pensando durante alguns dias e depois daquela aula com o Seu Zé faço uma reflexão e entendo o que ele queria me dizer.
-Meu filho o céu é a sua alegria, todas essas pessoas importante foram em busca dela, agora é a sua vez de conquistar ela, mas faça-me um favor, contamine o máximo de pessoas possíveis, pois meus pés e minhas mãos estão cheias de calo, mas hoje sou feliz, faça do céu o seu maior obstáculo para ser ultrapassado ele é grande, mas você é maior!