Coisas de Pernambuco
Mas tá: serve pra quando a gente sabe alguma coisa: Menina, tu não sabe se maquiar? Deixa que eu ajudo, mas tá!
Mai: Quando alguma coisa é de sabedoria partilhada entre você e quem você ta conversando: - Fulana é muito mentirosa! – MAI!
Mas veja: É uma forma de ameaça: - Eu já disse pra parar de me beliscar! (a pessoa belisca de novo, aí você diz: Mas veja!)
Fulerar: descumprir um compromisso – Fulano tava pra me vender o carro, mas fulerou!
Mas menino!: É uma forma de dizer que você não liga pro que a outra pessoa ta dizendo: - Não vai naquela festa! – MAS MENINO! (ou ainda melhor: marmininu)
Cheia dos pra quê isso: pessoa cheia de frescura
É rocha!: Forma de mostrar desagrado quando uma pessoa descumpre um compromisso com você: - mas tu nem vai mais à festa? É ROCHA!
Brebote: besteira que compra em venda: salgadinho, pipoca, balinha, biscoito.
Confeito: Balinha, doce.
E tu não sabe?: quando a coisa que a outra pessoa diz é óbvia ( quase igual ao MAI) : - Fulana me conta tanta mentira! – E TU NÃO SABE?!
Não me encha o pacová: Não enche o saco!
Pilhéria: Piada, mas no sentido pejorativo: - Eu passo e aquela mulher fica soltando pilhéria.
Diabo a quatro: fazer de um tudo: - ela fez o diabo a quatro, mas não conseguiu ganhar.
Por certo: “certamente” – Ele disse que tu não sabe de nada. – E eu por certo devo alguma coisa a ele...
Futrica: gente que não fica parado: - Esse menino tem uma futrica, eu digo pra sentar e ele não senta!
Outras expressões:
- Só quer ser a bala que matou Getúlio: se acha demais
- Só quer ser as calçolas de Odete: se acha demais
- É todo metido a arrochado: metido a bravo
- só quer ser as pregas: metido a rico
- só arreação: zueira
- arrodear : dar a volta
- Dando uma de doido: fingindo que não tá entendendo
- chamando de careca e dando o pente: dando uma facilidade que a pessoa não pode aceitar.
- encabula até manequim de loja: é uma pessoa insuportável