SHOW DAS PROFESSORAS

A professora de português, caminhando para a escola, repassa mentalmente o assunto de sua primeira aula da manhã - verbos:

_ No pretérito eu sonhei muito e foi perfeito. Mesmo no imperfeito - diante da realidade mais dura - eu sonhava intensamente.

*

Insistente o pintor explicava para a dona da casa a necessidade e os benefícios de finalizar a obra de uma vez, mas ela não arredava pé:

_ Não, agora não, tenho outras prioridades!

E por muito tempo continuaram em guerra os titãs. Enquanto um argumentava de um lado, o outro contra-argumentava de outro! Nem quando o empreiteiro propunha um abatimento no preço ela se interessava. Diante dos objetivos precisos da matriarca tudo era supérfluo, tudo poderia esperar mais um pouco.

Para ela, as paredes emboçadas, camufladas com os pôsteres dos cinco filhos, alegravam e decoravam com originalidade o ambiente! A pintura haveria de acontecer certamente, quem sabe até no próximo mês, ou... no próximo ano!

Importante para ela, professora e viúva, era manter a família unida, bem nutrida e na escola.

*

O enorme e ultrapassado mapa-mundi continua ocupando majestoso quase toda a parede do corredor. Fora presente de formatura dos avós quando a mãe se formou na Escola Normal. Caíram muros, a temperatura das guerras mudou de fria para de deserto quente, surgiram novas fronteiras e por conseguinte novos países. A configuração geográfica mundial mudou, mas ele, o velho planisfério, sabe que quem o procura para consulta não vê cara- vê coração.

_ Mãe, vem ver, vem! _ insiste a menina, curiosa para conferir no grande mapa a lição de geografia.

_ Mãe _ diz, apontando para o alto _ Você sabia que lá em cima, quase no teto, fica a Groenlândia e que aqui embaixo, pertinho do rodapé, fica a Antártica?! É... a Antártica... a terra do guaraná!

*

Aos 75 anos, a professora aposentada envelheceu. No entanto, sua locomotiva e alguns vagões essenciais continuam bem, rangem um pouco, mas nada que melindre a biela! Quando não está na aula de Pilates, no grupo de caminhada ou aprontando enxovais de bebê para o Natal com as amigas da igreja, gosta de testar a lembrança jogando memórias - de duas uma, ou sai vitoriosa da partida ou com boas ideias para a elaboração de novas. Planeja viver até os 100 e, para os que veem na afirmativa dela certo exagero, expressa com o olhar um destemido - veremos.

*

Com quase trinta anos de magistério, diante da classe repleta de alunos, a professora mantém o ânimo dos primeiros anos de carreira. Depois de apresentar a matéria na lousa e passar alguns deveres de aula, gosta de trocar idéias com a turma como se filosofasse com ela num jardim. Aos amigos, rindo, confidencia:

_ Na infância, graças ao espinafre - do Popeye – fiquei mais forte e na correria diária tentando - tentando!- escapar da dose amarga de óleo de fígado de bacalhau, adquiri fôlego e tenacidade!

Amanhã, dia 15 de outubro, essa mestra-menina- carioca, que tanto vai à luta pela educação, continuará em greve por melhores salários e condições de trabalho.

_Com você até a vitória, professora! exclamam os discípulos.

*

Neste show das poderosas, essenciais, queridas e inesquecíveis professoras, atenção nunca se “chama à toa”.