Gente que Nasce Professor
Eu não escolhi ser professor, eu nasci professor. Digo nasci porque sempre tive em mim a certeza que eu teria de me assumir professor um dia, sair do armário dos planos de ficar milionário com qualquer outra carreira além desse privilégio que é encantar inteligências e quem encanta inteligência, quer seja aqui ou na Europa, acaba muitas vezes tendo que pagar para bancar sua profissão. Contudo, vamos evitar esse clichê, pois não vamos falar dos espinhos financeiros ou das pedras atiradas pelos próprios alunos nos subúrbios da falta de carinho e respeito pelos tutores; vamos falar das belas flores que é despertar consciências e vê-las brilhar. Vamos falar do que seria a minha vida sem ser professor. Bom, não haveria sentido na minha vida.
Não haveria sentido na minha vida pois não vejo a vida ter sentido ao me ver fazendo outra coisa senão auxiliando, dado as mãos e os pés para que os meus alunos atravessem essa jornada linda que é buscar conhecimento.
Não haveria sentido porque ser professor é tão natural para mim quanto respirar; e veja ser professor não é ensinar, mais sim: aprender!
Eu aprendo com cada um dos alunos. Realmente aprendo! Meus olhos brilham, minha boca saliva; tenho fome em vê-los aprendendo e sou faminto em aprender novas formas de garantir que eles aprendam melhor . E adoro aprender para ensiná-los a aprender.
E saibam todos que não quero fazer outra coisa, porque como eu disse: eu nasci professor - pois eu nasci com sede de aprendizado e quem tem sede de aprender não consegue só aprender para si. Tem que compartilhar o pote d'água do saber, tem que sofrer a dor e o prazer de ensinar a pescar; a dor e o prazer do silêncio da missão cumprida quando observar dos bastidores essa gente toda aprender, crescer e buscar por conta própria sua água no mundo.