RAZÃO E CAOS.

Credibilidade e traição, razão e caos. Paralelas que caminham juntas e distantes, mas se encontram. Não há traição sem confiança precedente, como caos sem pressuposto da razão, da organização. Só Deus preenche o vazio, o caos, só Deus rejeita a traição. E o Deus de cada um é o reduto a que se apega a credibilidade.

O caos da humanidade nasce da disputa que contraria a razão como a traição nega a confiança. Ninguém nasceu para ignorar a irmandade das pessoas. Não é essa a vocação natural, fosse assim as crianças não se aproximavam sem formalidades ou liturgias. Quem se apossa do que não necessita tira daquele que precisa e gera caos, e trai a confiança que a razão estabelece como princípio para que haja harmonia.

Um organismo trabalha para um objetivo de higidez, de finalidade em prol da saúde. Assim é a sociedade, organicista, doente espalha incorreção e violação, desarmonia.

O homem sob aspecto de sua destinação involui, trabalha contra sua própria aspiração, é um antropófago de sua origem de inocência e bondade, caminha da razão para o caos no vácuo da perda da razão.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 14/10/2013
Reeditado em 14/10/2013
Código do texto: T4525736
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.