CRÔNICA PARA TODOS OS PROFESSORES!!!

CRÔNICA PARA TODOS OS PROFESSORES DO BRASIL!!!

AUTORA: Solange Gomes da Fonseca

Ao buscar controlar a vida e a ação do aluno de forma que este aceite o mundo tal como é, e assim permitindo que o mesmo exerça seu poder de criação e transformação da realidade que, hoje, invade de forma cruel e desumana as nossas crianças, adolescentes e adultos é que devemos juntos ora por essas mentes privilegiadas ao mundo do saber compartilhar ensino e, assim, aprender com as diferenças: OS PROFESSORES!!!

Num mundo que se configura como globalizado, a participação crítica exige a formação de cidadãos, sendo que a construção da cidadania só se efetiva por intermédio da educação, principalmente a educação básica, cuja qualidade é o fundamental para se construir o direito a ter direitos.

O mundo contemporâneo acaba por obrigar a escola a ser crítica, onde o educador e o educando possam superar suas passividades, tornando-se seres ativos, sujeitos que constroem a história e construtores de uma prática educativa emancipatória, que requer, efetivamente, do educador, uma tomada de posição pela missão histórica consciente e consequente da humanidade, de destruir as relações de classe que sustentam a alienação e privam o homem de seu pleno desenvolvimento humano...

É preciso amor à vida, acreditando nas utopias, nas transformações de uma sociedade mais justa e igualitária...

É preciso ter dentro de si a Esperança, a Ousadia, a Coragem e a Luta, constante, para enfrentar as adversidades e as injustiças na classe desses profissionais da EDUCAÇÂO...

É preciso acreditar na Integridade, na Beleza e no Poder de transformação dentro do ser humano, principalmente, daqueles a quem a vida fecha as portas, dos esfarrapados do mundo, dos demitidos da vida: OS NOSSOS ALUNOS!!!

É preciso ensinar com clareza de alma compartilhada e, assim, ensinando com as diferenças, aprendemos que no mundo há saberes que enriquecem e constroem uma verdadeira NAÇÃO...

É por isso, que insisto nos meus textos, que as experiências não podem ser transplantadas, mas, reinventadas, modificadas, inovadas e compartilhadas a todos que queiram voar alto...

O voo com passaporte marcado para a realidade do PROFESSOR, que se constrói a partir da relevância e dá sua própria contribuição ao contexto sócio-historico e cultural de um PAÍS!!!

Com um OLHAR encantador e esperançoso na profissão e, com o ORGULHO de ser PROFESSORA é que faço de todos os “limões azedos”, uma deliciosa e doce “limonada”, convidando e homenageando os meus colegas de profissão, a beber do suco com o gostinho de quero mais...

Quero muito mais ensinar e compartilhar saberes para um primeiro lugar no pódio da EDUCAÇÂO!!!

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 14/10/2013
Código do texto: T4524378
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.