AOS PROFESSORES, com ou sem crachá

PROFESSOR: profissional imprescindível em qualquer sociedade, da mais primitiva à moderna.

Desde quando habitava as cavernas o professor se fazia necessário. Pensavam os primitivos que a caça teria êxito se ela fosse retratada nas paredes da caverna. O professor-caçador ensinava aos mais novos obter o alimento, enquanto o professor-artista ensinava o aprendiz como melhor representar a caça.

Entre os gregos, os filósofos fizeram escolas. Os romanos, pedagogias.

Na Idade Média desenvolveram as Universidades e as Corporações de Ofício.

Entre os indígenas colonizados, o professor jesuíta ensinava a ler, escrever e a contar. A palmatória chegou até nós e fazia parte da realidade, se não de nossos pais e avós, de nossas bisavós certamente – era o tempo do “escreveu não leu, o pau comeu”.

O professor já foi chamado de mago, filósofo, pedagogo, mestre, monge, padre, e no meu tempo de estudante de tia. Não importa, o professor é aquele profissional que professa algum saber. Não o conhecimento das enciclopédias – e nem do Google. Mas o saber de formar hábitos e competências.

Isto! E por isto o professor não tem o dom. Tem qualidade e é competente no que ensina e faz aprender.

Foi-se o tempo em que ele se orgulhava de ser identificado como sacerdote e seu ofício – dizia – sacerdócio.

Reconheceu-se, finalmente, que ele é um profissional que forma outros profissionais. Já é jargão dizer que não haveria político – daí sua importância de ensinar cidadania e despertar a política em seus educandos – médico, engenheiro, escritor, comunicador, técnico se não houvesse professor.

Um país que quer se desenvolver tem que investir na Educação. Dizer isto é muito genérico, porque tem que aplicar investimentos, traçar metas, planejar a carreira do magistério e das licenciaturas – Planos de Cargos e Salários dignos que valorizam e atraem novos profissionais para o magistério. Se as universidades são importantes por produzir pesquisas, são as escolas em todo recanto do país que reproduzem os resultados destas pesquisas propagando, informando e formando novos possíveis pesquisadores e demais profissionais. Os professores são aqueles que perpetuam o conhecimento e o saber da sociedade no suceder de gerações e inovações transformadoras.

Se não houver mais professor, o Humano não mais se construirá. Porque, se a Internet informa, o professor é que questiona e forma.

Por toda sua importância, nosso agradecimento aos professores e professoras. Aos mestres com carinho, ainda que isto seja clichê – com ou sem crachá.

Leonardo Lisbôa

Barbacena, 12/10/2013.

Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 12/10/2013
Reeditado em 12/10/2013
Código do texto: T4521929
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.