H I P O C R I S I A.

"O diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém."

"Os homens deviam ser o que parecem ou, pelo menos, não parecerem o que não são."

Shakespeare.

Nada mais seria preciso dizer do que ficar contido nos adágios do acervo Shakesperiano. Mas é preciso identificar o perfil desses seres que transitam por vezes ao nosso lado. Não se mostram todos, integralmente, mas não conseguem permanecer nas coxias do teatro em que vivem, acabam no palco, com todas as vestes e personagens que incorporam para aparentarem o que não são, “ser o que parecem” e “não parecerem o que não são”, como nos passa o olhar cirúrgico do dramaturgo.

Por vezes quando assomam o palco e entram em cena com a realidade de suas personalidades, nos surpreendem. Querem sempre espetar, subir uma escada que não alcançaram por incomodar a essas pessoas verem outros no andar de cima de alguma valorização humana.

Por isso, ainda com Shakespeare, destaque-se:

“Foge por um instante do homem irado, mas foge sempre do hipócrita.”

Preferível enfrentar a ira que é franca e não se esconde do que a hipocrisia que vive no mundo das sombras.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 11/10/2013
Reeditado em 11/10/2013
Código do texto: T4520913
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.