O Galo de Ouro

O técnico Ademir vistoriava a granja de frangos recém instalada. Vinte mil aves. Os pintinhos se tornariam frangos em pouco tempo. E estes frangos inteiros ou em pedaços em breve estarão em embalagens chamativas e reluzentes nas gôndolas dos super e hipermercados.

O dono da granja seu Mário estava ansioso e contente, tinha feito tudo como a empresa lhe tinha determinado. Investimento alto, altíssimo. Na vistoria: Barracão, ok. Água, ok. Ventilação, ok. Iluminação, ok. Ração, ok. Pintinhos, Restrição.

Seu Mário reagiu:

- restrição? como restrição!!! foram vocês que mandaram os pintinhos... faz dois dias que eles estão aqui. E eu segui todas as orientações que você mandou, Ademir!!

Ademir disse:

- calma, calma seu Mário... não é toda granja... são somente estes 32 pintinhos.... o restante estão bem!

E explicou:

- quando eles saem da incubadora tomam uma vacina, e estes aqui a vacina não deu resultado... terão que ser sacrificados!

Seu Mário falou preocupado:

- todos!!

- sim.... todos os 32 pintinhos...

- você deverá retirá-los imediatamente do convívio com os outros animais. Sacrificá-los e enterrá-los em cova específica, distante da granja pelo menos 100 metros, e cobertos com terra e ...blá,blá,blá.

Depois de uns dez minutos de instruções sobre o abate e procedimentos das aves mortas, o técnico perguntou:

- entendido?

Seu Mário respondeu:

- sim.... já vou fazer isto! e o restante tá tudo certinho né?

- é... a granja está no padrão exigido pela empresa. Claro que você deverá deixar sempre alguém dia e noite nestes primeiros dias, para controlar a temperatura, a comida, a água...

Passou uns dez minutos falando e dando as instruções do que deveria ser feito.

Após todas as orientações Ademir foi embora.

Seu Mário pensou enquanto o técnico se afastava:

- "eu sou o dono, né!!... fiz uma dívida gigantesca no banco para construir o barracão nas normas, tamanho, e recomendações solicitados pela empresa. O pintinho a empresa manda, mas não é de graça. A ração eu só posso comprar deles. O técnico, é deles e me manda fazer e desfazer do jeito deles. A empresa que diz quando e quantos pintinhos recebo e me diz quando vem buscar. E é eles que vão dizer o preço que vão me pagar pelo "meu" frango... eu sou dono mesmo?"

Seu Mário pegou as aves condenadas e que iriam para o sacrifício, e enquanto se deslocava para a área retirada onde deveria ocorrer o ritual de morte das aves, o telefone tocou. Betinho, seu filho foi preso pela polícia por fazer manobras radicais e perigosas com uma motocicleta pelas ruas da cidade. Rapidamente ele jogou as aves num cercado próximo e correu para cidade. Correu não, vai que a polícia para ele numa blitz né! Foi na velocidade permitida pela via. Depois ele aniquilaria as aves. Era o filho que ajudava a cuidar da granja.

Passado uma semana, o dono da granja lembrou dos pintinhos que haveria de sacrificar e que estavam no cercadinho desde o incidente de seu filho. E nesta altura já deveriam estar mortos, pois não receberam comida e nem água neste tempo todo. Verificou e para sua surpresa todas as aves estavam fortes e vivas. Pensou, já que haviam sobrevivido sozinhas por quase uma semana, elas tinham o direito de viver. Deu-lhes ração e água.

Passado alguns meses os pintinhos que estavam na granja já viraram frangos e estavam prontas para o abate. E assim foi. As aves do sacrifício ficaram no cercadinho. Veio nova remessa de pintinhos para a granja. E as aves do cercadinho continuaram crescendo. E dentre eles um começou a se destacar, já havia passado o tamanho de todas as outras, e superava o tamanho padrão exigido da empresa.

O dono da granja, se empolgou quando parentes lhe visitavam na granja. E orgulhoso mostrava os frangos do cercadinho e apontava para o frango que se destacava no meio daquele mar de penas brancas e cristas vermelhas e dizia:

- olha só tamanho do bicho!!! Com este dá pra fazer um churrasco e servir toda a parentada.... este é meu galo de ouro!!! Vai me trazer sorte ainda!!!

Mais uma granjada se foi e outra remessa de pintinhos chegou. O dono da granja estava feliz com seu trabalho e ainda mais quando via seu galo de ouro. Estava reservando o galo de ouro para um dia especial.

Dos 32 que foram marcados inicialmente para o sacrifício sobraram uns 15 vivos, os outros já haviam servido de comida da família de seu Mário. O galo de ouro continuava firme e forte. E estava o dobro do tamanho dos frangos normais da granja.

Numa manhã qualquer, quando estava próximo o envio da nova remessa dos frangos para a empresa, o dono da granja falou para o seu filho:

- Betinho, amanhã a empresa vai levar os frango... e eu hoje vou pra cidade ver umas pendências lá no banco... deixa tudo organizado e limpo e também traga os frangos do cercadinho e deixe aqui na garagem, que vamo levar lá para casa hoje de tarde...

Betinho perguntou:

- o galo de ouro também?

- sim, tá chegando o dia do galo de ouro. Vamos levar ele pro galinheiro do lado de casa. Afirmou seu Mário.

Naquele mesmo dia chegou o caminhão para carregar os frangos. Houve um desencontro de datas, e chegaram um dia antes. Os frangos estavam prontos. Os carregadores começaram a carregar os caminhões. Rápidos e práticos em pouco tempo já haviam carregado todos os frangos.

Seu Mário chegou de tarde e ficou surpreso com a granja vazia. Mas, pelo menos iria receber um dia antes também. E disse:

- Vamos filho pegar os frangos do cercadinho para levar para casa. Onde você deixou eles?

Procuraram por tudo, voltaram no cercadinho e nada. Seu Mário comentou aborrecido:

- só podem ter levado meu galo de ouro!! levaram nosso galo de ouro filho... ele dava mais de dois destes frangos normais, não eram para ter levado.... eu tava guardando pro aniversário de casamento! Disse aborrecido.

- Amanhã vou reclamar com o técnico, era só para pegar os frangos que estavam dentro da granja...

No outro dia não ligou para o técnico para reclamar. Encontrou um vizinho que em tom irônico disse:

- Sabe seu Mário a desculpa que eles inventaram desta vez para não carregar meus frangos hoje? Pois vou te falar hein Seu Mário... Aquele "embrulhão" do Ademir falou que o abatedouro quebrou por causa de um frango gigante que foi num dos carregamentos de ontem.... vê se pode isso Seu Mário.... frango gigante!!! Frango gigante quebrar máquina... conta outra né seu Mário!!!

Juvenal Tiodoro
Enviado por Juvenal Tiodoro em 10/10/2013
Código do texto: T4519682
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.