A um ano das eleições

O resultado dessa história de não parar muito tempo no mesmo lugar é que raramente o meu título eleitoral coincide com a cidade em que estou. Como quero votar nas próximas eleições, e como é possível que eu continue na mesma cidade, estou querendo transferi-lo para Brasília. Isso não deveria trazer a menor dificuldade, se eu ao menos tivesse um comprovante de residência. Mas a verdade é que eu não tenho conta alguma no meu nome. Nem água, nem luz, nem telefone, nem fatura do cartão, nem carnê do IPTU ou do IPVA. E, no entanto, parece-me que moro em Brasília.

Tudo o que tenho é um recibo de aluguel, bastante informal, e no qual a Dona Lúcia (já velhinha) sempre escreve o meu nome errado, tendo inclusive o cuidado de jamais repetir a mesma maneira de errar. Eu deveria ter também algumas cartas, se houvesse continuado a correspondência iniciada pela minha amiga Ana. De maneira que liguei para o cartório para me certificar de que aquele tosco recibo poderia mesmo ser usado como comprovante. Depois de ficar terrivelmente chocada (“Você não tem NENHUMA conta?”), a atendente admitiu que o recibo serviria. Assim, se tudo der certo, em pouco tempo estarei apto a escolher os meus candidatos.

Coisa que faço questão, aliás. Comecei a me interessar por política muito cedo, e houve um dia em que cogitei ser cientista político. Isso provavelmente me daria mais embasamento para descrer de tudo. Mesmo assim, já fui capaz de perceber que o voto é principalmente uma questão de fé, com bem pouca participação da razão. Propostas não interessam muito. Em geral se escolhe um candidato tão logo surjam os nomes. Estamos a um ano das eleições e muita gente já sabe em quem votar, sem campanha nenhuma. Escolhe-se por coerência, e não como conclusão de uma busca pela verdade – não se busca a verdade, embora se propague que ela foi encontrada. É para participar mais efetivamente dessa busca por um milagre que estou transferindo meu título para cá.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 10/10/2013
Código do texto: T4519376
Classificação de conteúdo: seguro