20 Anos Blues
(...) Ontem de manhã quando acordei
Olhei a vida e me espantei
Eu tenho mais de 20 anos
(20 anos blues - Vitor Martins e Sueli Costa)
O grupo de amizade ficou pequeno e o que resta é ver se o tempo permite desfrutar momento de encontro num bar ou banco da pracinha. E quando se vê, ao lado, uma mesa de gente gritando, gerações mais novas, até incomoda. A dor da caminhada aperta tanto sua alma que as lágrimas doem ao sair dos olhos cansados, como tantas pessoas podem trazer raiva. Desgraçada fase do ninho vazio! Fim dos estudos, não tem emprego e não há grana; não tem a grana, não há moradia; não tem moradia, não acontecerá nenhum casamento; não tem família, não há uma vida nova e a busca da independência, carros, viagens, etc. Avante, um por todos e todos por um! Vamos prosseguir ficando atentos ao próprio humano. Não resta nada para outros jovens, procuram restos de comida, restos de sonhos e restos de fé futurística para si. Dane-se essa crise, sejamos reais e os mais felizes possíveis. Não é um ou uns tantos escolhidos e prometidos, somos todos nós, jovens que habita em cada um de nós, a questão é, só seguiremos quando cair a ficha de que não é usando alguém que teremos realização profissional, entre outros desejos, quando é algo que cabe a gente realizar, primeiro, crescer, intelectualmente, livrar-se do desespero, das angústias, dos conflitos, das aflições, das tristezas e da solidão e lembre-se, toda dor passa, toda dor se esquece, toda dor termina. De repente, você se encontra genial e invencível e outras uma criança assustada e confusa, a vida tornou-se sem graça pela rotina dos dias, do nada, ponha-se em lugares dentro da sociedade para não ficar de fora, mesmo não sendo tão agradável, e sim, uma obrigação de ser o que eles querem e viver no conformismo. Ao final, o seu mundo ainda não foi feito, não é esse, no qual, você respira fundo. Quando você erra, não existe o papai e nem a mamãe para corrigir o seu erro, forçado a encará-lo e vendo as consequências, de qualquer forma, não importa a idade, continuará cometendo erros e sempre cobrando de si próprio e enlouquecendo, ainda mais nesse mundo atual/virtual em que está. Você é eterno jovem pelo avesso. Enfim, não se preocupe com essa crise aos 20 anos, passará, entretanto, aguarde, em breve, a crise dos 40 anos chegará. Humano problemático! Pois, o seu cérebro continuará a crescer e expandir conhecendo muito além da época da sua criancice e da época da sua puberdade, definitivamente, o cérebro será completado, entre 30 ou 40 anos, segundo uma pesquisa realizada no Reino Unido, portanto, o entrelaço entre área do cérebro e características de sua personalidade permanecem na casinha dos 20 anos e sua individualidade consciente é meio abalada com tantas decisões e questões ainda não resolvidas e assim concordo quando Nelson Rodrigues disse: “O jovem tem todos os defeitos do adulto e mais um – o da imaturidade”.