TEMPO DE VALIDADE
Ela estava ao meu lado, quando acordei essa manhã.Como todas as manhãs em 07 anos de casamento, olhei pro seu rosto, toquei o seu cabelo, fiquei observando ela dormindo e agradeci aos céus por estar ali. Não queria acordá-la, tinha um plano secreto de ir até a padaria, comprar pão, preparar o café e levar na cama. Adoro fazer isso. Fico tão feliz quando ela acorda e vê a bandeja com o desjejum e sente o cheiro do café. Talvez por ser uma desastre na cozinha e mal conseguir fritar um ovo, que empenho todas as minhas forças para que o café seja perfeito. Eu a amo, mas sei que mesmo com todo o meu esforço, não há garantia que ela sempre esteja ali.
Na semana, corremos como ratos em busca do nosso queijo: café na padaria, beijos trocados em ônibus lotados e abraços de despedidas dentro do vagão do metrô. Durante o fim-de-semana, as manhãs de sábado e domingo são sagradas, e o café na cama faz parte do ritual de parar o tempo e fingir que somos dois planetas girando na órbita do nosso sol amor. Sim, sou romântico, até onde consigo ser; acredito que todo o homem tem a obrigação de tratar sua mulher como uma rainha, afinal se ela não merece ser tratada como tal, porque diabos, ficar ao lado dela?
Nem sempre pensei assim, mas agora acredito que se você tem um amigo, uma namorada, uma mãe, uma família, nesse mundo tão descrente em amor, você tem toda a riqueza que um homem precisa durante a vida para estar realizado. Aprendi isso com a vida, pois amar é aprender na prática, afinal, o amor não vem com manual.
Na escola, não aprendemos a amar e respeitar a nossa família; são as brigas, as picuinhas e ainda assim o suporte mesmo quando estamos errados, que nos ensinamos quanto é eterno o laço que nos une. Na rua, não aprendemos a amar uma mulher; são os relacionamentos destruídos por ciúme, insegurança e imaturidade, que nos molda pouco a pouco para que percebamos, que estar ao lado de alguém é uma dádiva, um presente, uma chance de moldarmos a realidade e ser felizes com algo que não seja descrito em cifrões.
Amar é cuidar, é sentir vontade de sorrir quando quem é amado por nós está feliz. Amar é ser amado em retorno. Amar é sentir que vale a pena continuar a acreditar que esse amor irá durar pra sempre. O problema é que nem sempre dura...
Sim, há chance de uma hora o mundo separar até mesmo os casais que parecem estar mais apaixonados. São muitos os motivos: outra pessoa, um novo caminho em que exige apenas dois pés e não mais quatro, mas seja qual for a razão, embora o fim de um relacionamento seja, assim como a morte, inevitável; há em nossas mãos, sempre uma chance de transformar outono em primavera.
Aceitar que alguém tem o direito de partir, não significa permanecer o tempo inteiro à espera que isso aconteça; pelo contrário, é reconhecer que as pessoas mudam e se o casal souber mudar junto, renovar-se e mantiver o relacionamento sempre baseado no respeito e na amizade, esse amor, que aparentemente tinha prazo para acabar, voltará a se revitalizar e irá durar outros tantos ciclos e cafés na cama aos domingos.
O amor não nos dá garantia de quanto tempo irá durar; mas a maneira como tratamos quem está do nosso lado especifica se o nosso amor já passou da data de validade.